MENU
BUSCAR
SOBRE MOVIMENTO E SOM

Espaço Terra de Almofadas, de Mogi, oferece oficinas gratuitas de férias para a criançada

Anote na agenda: quinta-feira (13) é dia de oficina de “movimento” com os professores Beatriz Pozo e Matheus Ruan e sexta-feira (14) de “som”, com Dani Dias e Kelvin Lucas

Heitor HerrusoPublicado em 10/01/2022 às 15:39Atualizado há 6 dias
Divulgação - Dai Dias
Divulgação - Dai Dias

Em 2021, a programação de férias do Espaço Terra de Almofadas, de Mogi das Cruzes, foi online. Agora, em 2022, a agenda volta a acontecer, mas de forma presencial, com vagas limitadas e rígido controle sanitário. Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), o endereço oferece atividades gratuitas, tanto voltadas às crianças e adolescentes como para os pais e responsáveis.

Anote aí: quinta-feira (13) é dia de oficina de “movimento” com os professores Beatriz Pozo e Matheus Ruan e sexta-feira (14) de “som”, com Dani Dias e Kelvin Lucas. As atividades começam às 18h30 para crianças de até 6 anos e às 19h30 para público a partir de 7 anos, inclusive adultos e idosos.

As vagas são limitadas, com inscrições feitas por ordem de chegada. Por isso, a organização pede que os interessados cheguem com no mínimo 20 minutos de antecedência, sempre usando máscara de proteção facial.

Neste ano, o foco das atividades, que têm o objetivo de “trocar energia e propiciar vivências artísticas de qualidade para todas as idades”, está no “movimento” e no “som”, como os nomes das oficinas sugerem.

“Nem sempre paramos para analisar, mas tanto o movimento quanto o som são duas máximas presentes na vida dos seres humanos. Então por que não promover jogos, brincadeiras interativas e lúdicas que despertem essa consciência de forma divertida?”, convidam os organizadores, Dani Dias e Amanda Araújo.

A escolha destes temas não é aleatória. Dani Dias já há algum tempo desenvolve uma metodologia própria, que leva o nome do espaço, ‘Terra de Almofadas’, e os dois pontos estão relacionados a esta “forma de encarar essa coisa do educar”.

“Comecei a estudar tanto, que em um determinado momento eu estava me contradizendo com as verdades que iam aparecendo com o tempo. Comecei a olhar de outra maneira para o que eu estava criando, e então passei a reescrever tudo com mais maturidade. E dentro desse jogo todo, a presença do movimento e do som se fizeram importantes”, explica ele.

É claro. Dani é músico – além do grupo Terra de Almofadas, com Amanda ele também integra o Amarantos, que tem CD lançado pelo Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam)-, e por isso o “som” não poderia estar ausente. Já o “movimento”, segundo ele, sempre está presente, em tudo.

Embora pareçam abstratos, o que de fato são, os conceitos também são práticos, e envolvem a percepção da criança no mundo, e a percepção do outro.

“A gente traz para nosso controle e manuseio, e como a criança ainda não está, acredito eu, apta a desenvolver isso, vamos fazê-la sentir”, instiga o criador, que dá um exemplo das observações trazidas “para a dimensão infantil”: “Quando a gente está no carro, estamos parados, mas todo o restante está em movimento”.

São situações como esta, que, expostas na programação de férias, “visam aproximar as crianças de atividades saudáveis e artísticas que possam além de ser um bom motivo para brincar e se divertir, desenvolver a sua sensibilidade e o seu autoconhecimento”.

O Espaço Terra de Almofadas fica na Avenida Doná Antônia Maria de Souza, 650, na Vila Lavinia, em Mogi das Cruzes. Mais informações sobre o projeto – e ainda sobre outras ações, como um evento mensal voltado para o público infantil, que voltará a acontecer em breve-,  estão disponíveis nas redes sociais do grupo ou então no WhatsApp (11) 94444-0336.

ÚLTIMAS DE Cultura