Diário Logo

Notizia Logo

Educação lança livro “Guararema dos Meus Sonhos”, que será entregue a alunos

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta quinta-feira (13) o livro “Guararema dos Meus Sonhos”, que será entregue aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O livro foi lançado por ocasião do aniversário de 123 anos de Guararema e todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema o ganharão pela celebração do Dia […]

14 de outubro de 2022

Reportagem de: O Diário

A Secretaria Municipal de Educação lançou nesta quinta-feira (13) o livro “Guararema dos Meus Sonhos”, que será entregue aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O livro foi lançado por ocasião do aniversário de 123 anos de Guararema e todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema o ganharão pela celebração do Dia da Criança. Seu lançamento também está inserido no contexto da 1ª Festa Literária de Guararema (Flig), um marco na história da cidade. Os principais intuitos são fomentar o gosto pela leitura e divulgar mais sobre o município.

O livro foi lançado em três versões. No livro 1 há uma cronologia político-administrativa de Guararema (de aldeias indígenas à elevação à categoria de município) e as provocações ao leitor são mais abstratas: “Como é a Guararema dos seus sonhos?”. Crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos poderão absorver várias informações e criar suas próprias histórias a partir da leitura.

Já a segunda versão do livro é para crianças pequenas, a partir de 3 anos. A proposta do texto é mais concreta e é dada ênfase a aspectos da cultura popular: festejos e folguedos. Ao final, o pequeno leitor é questionado: “Qual a sua cidade preferida?”

E o livro 3 tem menos páginas e é mais “robusto”, resistente ao manuseio dos bebês e crianças bem pequenas. Todos os livros podem, e devem, ser lidos em família.

Ao todo foram impressos exemplares para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, cerca de 4 mil exemplares. As escolas da Rede Municipal de Ensino receberão livros para integrarem o acervo das Salas de Leitura. A Estação Literária e as APAEs de Guararema e de Mogi das Cruzes também receberão um conjunto de livros.

A editora responsável pela produção do livro é a Capella Editorial, cuja sede fica em Guararema.

Os alunos da Educação Infantil (Berçário, Maternal e Jardim) receberam os livros nesta sexta-feira (14) nas Escolas, como um presente de Dia da Criança. Ao longo desta semana, várias atividades recreativas foram idealizadas e implementadas pelos educadores.

Os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ganharão os livros ao longo da semana (de 17 a 21 de outubro), no Pavilhão da Literatura Infantil, que integra a FLIG de Guararema. Estes alunos também tiveram dias de alegria e aventura esta semana e, de 17 a 21, vão passear de trem, visitar a FLIG e assistir ao musical Os Saltimbancos.

A cerimônia de lançamento do livro contou com a presença de diversas autoridades de Guararema, incluindo o prefeito Zé. 

Guararema dos Meus Sonhos

Em 2013, a Prefeitura de Guararema “encomendou” ao artista plástico Geraldo Magela um quadro que retratasse o patrimônio histórico-cultural-arquitetônico-paisagístico da cidade. Nasceu, então, uma obra de arte que está exposta na sala de entrada do Centro Cultural e que é a tradução do que representa a cidade: a simplicidade. Magela é mineiro, por muitos anos morou na cidade vizinha de Santa Branca e cedeu o direito de uso da imagem da obra à Prefeitura Municipal de Guararema. Sua arte primitivista ou naif (palavra francesa que quer dizer inocente), reúne elementos da tradição popular da sociedade e os transforma em um poema colorido.

Clara Freire (atual secretária municipal de Educação de Guararema) “letrou” as imagens do artista Magela. Em geral, nos livros o texto vem antes da ilustração, mas neste caso foi diferente. Com base na ilustração é que o texto “nasceu”. Ao escrever, o objetivo não foi contar a história da cidade ou criar um texto meramente informativo.  A intenção foi contar algumas histórias e provocar a curiosidade e a criatividade do leitor.
Um livro que ilustra Guararema de forma linda e simples, convidando o leitor a perceber nossa riqueza ambiental (espécies animais e vegetais), histórica (patrimônio arquitetônico) e cultural (festejos e folguedos) propõe uma importante reflexão: Como é a Guararema dos nossos sonhos? E mais, o que podemos fazer para que esses sonhos se realizem? É uma forma de fortalecer o laço de pertencimento entre morador e cidade.
O contexto do seu lançamento, durante a 1ª FLIG – Festa Literária de Guararema, é um marco, pois com isso a cidade pode despontar como um polo de criação e divulgação literária.

Veja Também