Diário Logo

Notizia Logo

Dr. Wilmes lança livro sobre Josef Mengele, carrasco nazista que morreu em Bertioga

O lançamento do livro “Josef Mengele – Dos tempos de guerra até seu esqueleto”, de Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, com sessão de autógrafos, será realizado neste sábado (4), às 15 h, na Praça Boulevard do Mogi Shopping. O autor participou da histórica perícia para identificação da ossada, encontrada no Brasil, de Josef Mengele, o “Anjo da […]

1 de março de 2023

Reportagem de: O Diário

O lançamento do livro “Josef Mengele – Dos tempos de guerra até seu esqueleto”, de Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, com sessão de autógrafos, será realizado neste sábado (4), às 15 h, na Praça Boulevard do Mogi Shopping. O autor participou da histórica perícia para identificação da ossada, encontrada no Brasil, de Josef Mengele, o “Anjo da Morte”, carrasco nazista que mandou milhares de prisioneiros para a morte nas câmaras de gás nos campos de concentração.  O livro é editado pela Lopes e Acioli Editora e estará á venda no local.

“Há pelo menos 20 anos venho reunindo histórias para este livro. Ao longo dos capítulos, relato casos para que o leitor vá se familiarizando com esse tipo de trabalho e saiba como é possível fazer o reconhecimento de um esqueleto”, conta o autor, médico legista e professor Wilmes Teixeira, 92 anos.

“No desfecho, trago detalhes de como foi a identificação dos ossos do Josef Mengele, por meio, também, de uma técnica que desenvolvi na época e que foi reconhecida inclusive nos Estados Unidos”, acrescentou.
Mengele, coronel-médico da SS, força paramilitar do regime nazista, atuou nos campos de extermínio de Auschwitz. Com o fim da 2ª Guerra Mundial, se escondeu em vários países, o último deles, o Brasil. Morreu em 1979, durante um mergulho numa praia de Bertioga, e foi enterrado em um cemitério de Embu das Artes, sob identidade falsa. Em 1985, os restos foram exumados e examinados por especialistas brasileiros, entre eles o mogiano Wilmes Teixeira, e cientistas que vieram dos Estados Unidos e da Alemanha. 

“Utilizei uma linguagem simples para tornar a história acessível a todas as pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o trabalho de um perito legista e, em especial, o Caso Mengele”, acrescentou o autor. A obra tem 368 páginas, produção da Lopes & Acioli Editora e será comercializada no evento no shopping. 

Wilmes Teixeira é referência na área de medicina legal, pioneiro no Brasil na padronização do exame de vítimas de estupro e no emprego de análises de DNA na área de crimes sexuais. Em 1992, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), criou o Centro de Investigação de Crimes Sexuais (CICS), que, até 2000, auxiliou na investigação de casos inclusive de repercussão no País. 

Também trouxe ao Brasil o conceito da Síndrome do Bebê Espancado, importante para a identificação de maus tratos a crianças. Foi professor titular de Medicina Legal em universidades e é autor de diversos artigos em publicações especializadas, entre outros. 

A Praça Boulevard, onde acontecerá a sessão de autógrafos, se consolidou como espaço de atividades culturais proporcionadas pelo centro de compras e lazer aos seus visitantes. 

O Mogi Shopping fica na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.001, Jardim Armênia. Mais informações no site www.mogishopping.com.br, nas redes sociais (@mogishopping), no APP Mogi Shopping ou telefone (11) 4798-8800. 

Ficha técnica

Livro: “Josef Mengele – Dos tempos de guerra até seu esqueleto”
Autor: Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira
Formato: 21cm X 29,7cm
Número de Páginas: 368
ISBN: 978-65-89206-13-2
Editora: Lopes & Acioli Editora
Assunto: Relato da exumação do esqueleto de Josef Mengele; Holocausto, 2ª Guerra Mundial, O Anjo da Morte de Auschwitz.
Valor do livro: R$ 150,00 

 

 

Veja Também