MENU
BUSCAR
Comportamento

Desânimo? Confira dicas para cada signo fortalecer a autoestima

A autoestima é a capacidade de reconhecer e valorizar os pontos positivos de nós mesmos

O DiárioPublicado em 10/05/2021 às 21:33Atualizado há 1 mês
Divulgação
Divulgação

Você gosta de si mesmo? Essa pergunta costuma deixar muita gente no chinelo. A verdade é que mesmo aquelas pessoas que estão sempre de bem com a vida, nos dias ruins também se autossabotam e acabam tendo sua autoestima lá no chão. Sim, isso mesmo que você leu. A autoestima: a capacidade de reconhecer e valorizar os pontos positivos de nós mesmos. Parece simples, mas, nos nossos momentos mais sombrios, é como se usássemos óculos escuros em frente ao espelho e víssemos apenas a escuridão. Essa falta de visão e de amor-próprio pode nos levar à infelicidade – depressão, nos piores casos – e a uma certa toxicidade, uma vez que muitos descontam nos outros seu próprio descontentamento. Sendo assim, considere este artigo seu horóscopo do dia e dê um jeito na sua autoestima de uma vez por todas segundo seu signo!

Áries

Arianos são pessoas competitivas por natureza. Eles buscam o topo, não importa o que façam, e isso é algo que os leva a se compararem constantemente com as outras pessoas. Por experiência própria, você deve saber que esse não é um bom caminho. Sendo assim, concentre-se menos no que os outros estão fazendo e tenha foco nas suas próprias conquistas. Estabeleça novas metas, use seu tempo para se desenvolver e comemore cada pequena vitória.

Touro

Taurinos gostam da rotina, da vida pacata, mas essa espécie de tradição leva-os a um lugar um tanto solitário. Em outras palavras, há certas coisas que esses nativos mantêm apenas em seu mundo interno. Isso faz com que eles não sejam eles mesmos em muitas ocasiões, por medo de que os outros não os aceitem ou não os apreciem como eles são. Quando isso acontecer, tente programar algum tipo de viagem. Essa aventura e a mudança de perspectiva podem ser o jeito mais simples para você se dar conta de que é capaz de muito mais e perceber que é, sim, uma ótima companhia.

Gêmeos

É verdade que geminianos são um tanto inconstantes, mas essa curiosidade e a capacidade de se adaptar são alguns de seus melhores traços. No entanto, às vezes uma pequena mudança de paradigmas é tudo de que precisamos para termos um novo olhar sobre nós mesmos. Em outras palavras, tente criar um objetivo para si mesmo e dedique-se a ele. Concentre-se também em prometer coisas que realmente poderá cumprir, tanto para si mesmo quanto para os outros. Essa persistência e dedicação a algo estável lhe trarão mais confiança e darão um “boom” na sua autoestima.

Câncer

Cancerianos se preocupam muito com os outros. Eles são carinhosos, prestativos e fiéis. E isso é algo que você simplesmente não pode tirar deles. Entretanto, existem pessoas tóxicas que se aproveitaram disso. Não há nada de errado com você, mas sim com os outros. Faça questão de quebrar laços com pessoas que o ponham para baixo ou que o machuquem de alguma forma. Essa liberdade tirará todo o peso dos seus ombros e trará uma nova perspectiva à sua vida.

Leão

Por mais que muitas pessoas possam pensar que o signo mais egocêntrico do Zodíaco não tenha problemas com autoestima, elas estão muito enganadas. Ainda que valorizem suas próprias qualidades, eles não lidam muito bem com a falta de controle. Isto é, quando sentem que algo não está saindo como planejado, podem achar que todos estão contra eles. Porém é importante lembrar que não é bem assim e, principalmente, trabalhar o fato de que, por mais que você não tenha controle sobre tudo que lhe acontece, ainda tem poder sobre suas atitudes e responsabilidades. E isso, sim, é algo com o qual você pode lidar.

Virgem

Provavelmente o virginiano é o signo mais duro consigo mesmo. Ele não precisa de ninguém criticando seu trabalho, pois já é o seu maior crítico. Para vencer essa luta contra a autossabotagem e desenvolver sua autoestima, é essencial trabalhar com expectativas realistas. Todos temos energia e tempo limitados. Por isso, crie objetivos realistas. Pense que perseguir suas metas é como criar um boneco de neve: tudo começa rolando uma pequena bolinha.

Libra

Librianos são seres sociais e estão sempre cercados de pessoas. Se eles estão com dificuldade em algo, há uma lista de espera para socorrê-los. Contudo, essa dependência nem sempre é algo bom. Tendo em vista uma melhor autoestima, você precisa provar a si mesmo que é capaz de resolver certas coisas sozinho. Comece pequeno. Pense em algo simples, que normalmente pediria que alguém fizesse para você, e faça você mesmo. Essas pequenas ações lhe darão a confiança necessária para seguir em frente.

Escorpião

Escorpianos são signos intensos e, muitas vezes, encontram dificuldade para encarar a verdade. Talvez a maior delas seja o fato de que uma das principais causas do ciúme ou da inveja costuma estar relacionada com os nossos próprios medos e inseguranças. Quando você se encontrar nessa posição, não fuja dos seus sentimentos, como de costume. Pelo contrário, use essas situações para entender melhor o que está acontecendo dentro de si e cure a raiz do problema.

Sagitário

Sagitarianos adoram uma aventura, mas podem se sentir desencorajados quando algo não está dando resultado tão rápido quanto o esperado. Quando isso acontece, é comum que eles abandonem o barco e partam em busca de um novo objetivo. Nesse caso, é essencial que você perceba que não é toda aventura que tem um grande começo. Às vezes, é preciso mergulhar mais fundo para achar o tesouro. Assim você será capaz de viver uma vida com muito mais significado, confiança e propósito.

Capricórnio

Outro signo que se cobra demais, graças à sua dedicação excessiva, o capricorniano se autossabota quando não consegue atingir todas as suas metas ou cumprir com todas as suas responsabilidades. Sendo assim, é importante começar a pensar mais sobre o que você está concordando em fazer. Assim você se sentirá melhor, sabendo que concordou em entregar algo que estava dentro do seu tempo e limites. Além disso, talvez fosse bacana encontrar um hobby ou algo que lhe faça bem. Essa diferença de perspectiva o fará valorizar ainda mais tudo que tem conquistado na sua vida.

Aquário

Aquarianos amam sua liberdade, mas é inegável o quanto são prestativos. E é exatamente esse apreço pelo bom trabalho que leva sua autoestima ao chão quando acreditam não estarem fazendo o suficiente ou quando começam a se questionar sobre o que deveriam ter feito de diferente no passado. O segredo aqui é não pegar tão pesado consigo mesmo. Crie um panorama realista. Entenda que não há o que fazer sobre o passado. E o futuro, por mais que você possa planejar, ainda é incerto. Mas o presente é o momento que você tem para fazer diferente. Use isso a seu favor.

Peixes

Piscianos levam suas crenças e valores muito a sério. Seu jeito correto de conduzir a vida é admirável. Mas ainda somos humanos, e não há quem permaneça santo quando alguém puxa o botão errado. Em outras palavras, eles se sabotam quando percebem que falaram ou pensaram algo não muito gentil sobre outra pessoa. Não há necessidade disso. Pensamentos negativos costumam ser uma válvula de escape natural para digerir o mundo ao nosso redor. Mantenha em mente que ter pensamentos ruins não torna você uma pessoa ruim, apenas as atitudes fazem isso. Sendo assim, enquanto sua essência for boa, não há por que se cobrar tanto.

Agora que você tem uma ideia do que fazer quando perceber sua autoestima rolando ladeira abaixo, que tal se dar uma chance? Nós sabemos que é difícil lutar contra a autossabotagem naqueles dias ruins. Mas a vida é feita de momentos, e se há algo em nosso poder para aliviar os momentos ruins, então deveríamos dedicar todas as nossas forças a isso.

ÚLTIMAS DE Cultura