Diário Logo

Notizia Logo

Cultura de Mogi discute aumento de recursos do orçamento para o setor

A Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes promoveu, uma reunião de trabalho com representantes da sociedade civil e da Prefeitura para discutir o orçamento da Cultura para o ano de 2024. O encontro, realizado na noite desta terça-feira (30)  foi comandado pelo vereador Edu Ota (Pode), presidente […]

1 de junho de 2023

Reportagem de: O Diário

A Comissão Permanente de Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes promoveu, uma reunião de trabalho com representantes da sociedade civil e da Prefeitura para discutir o orçamento da Cultura para o ano de 2024.

O encontro, realizado na noite desta terça-feira (30)  foi comandado pelo vereador Edu Ota (Pode), presidente da Comissão, e contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, e do secretário de Finanças, Ricardo Abílio.

Durante o evento, a Frente Popular pela Cultura de Mogi apresentou um manifesto com alguns pontos de melhoria no setor, sendo o principal deles um aumento para R$ 20 milhões na verba destinada à Cultura para o próximo ano.

Um dos representantes da Frente, Manoel Mesquita, declarou que governo municipal precisa ter um olhar mais atento para a Cultura e observou que alguns pontos no Plano Municipal de Cultura não estão sendo cumpridos pela gestão.

O secretário Ricardo Abílio disse que realmente é preciso aumentar a verba para a Cultura, porém, ressaltou que, dentro do orçamento do município, existem muitos recursos sobre os quais a Prefeitura não tem controle, como os repasses para a Saúde, Educação, Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e Câmara Municipal, por exemplo.

Ele observa a ainda que existem muitas áreas a serem contempladas dentro do planejamento do governo, além da Cultura. “Quando você aumenta a fatia de alguém, outro vai ficar com uma fatia menor. Estamos chegando a um momento em que Mogi das Cruzes está ficando muito cara”, ponderou.

A titular da pasta de Cultura, Claudinéli, falou sobre a dívida histórica com o setor e defendeu a necessidade de valorizar os artistas, os movimentos culturais e equipamentos públicos. Claudinéli também afirmou que “qualquer secretária de Cultura comprometida vai defender um aumento no orçamento da Pasta”. No entanto, concordou que é necessário haver viabilidade financeira no município para alocar mais recursos.

Ela sugeriu à Frente Popular de Cultura, ao Conselho Municipal de Cultura e aos demais participantes da reunião, a criação de um grupo de trabalho junto à Secretaria de Cultura para estudar formas de propor um aumento no orçamento para 2024.

A sugestão, aceita pelas organizações presentes na reunião, é que o grupo de trabalho tenha um papel propositivo e encontre soluções que tornem viável um aumento de recursos na Cultura. Uma das soluções mencionadas é a oportunidade de relação e integração de projetos com outras Secretarias, como Educação ou Esportes.

Por sua vez, o vereador Edu Ota, ao final do encontro, destacou a importância de ampliar o diálogo entre o governo e a sociedade civil organizada para fortalecer o setor. “Vamos avançar com o diálogo, para que possamos, juntos, chegar às soluções necessárias para a Cultura”, disse.

Segundo Ota, a ideia da Cultura da Câmara é realizar mais uma reunião de trabalho e, em seguida, uma audiência pública sobre a Cultura, com uma síntese mais eficiente de ideias para fomentar o orçamento da Pasta.

O vereador Edson Alexandre Pereira (MDB), membro da Comissão de Cultura, também participou do encontro

Veja Também