Diário Logo

Notizia Logo

Confira a programação do Sesc Mogi até o final de semana

Até domingo (10), o Sesc Mogi conta com uma programação de destaque para cursos e atividades em turismo. Os cursos e oficinas de média duração têm inscrições pelo portal https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao . A programação da unidade para esta semana traz ainda apresentações de teatro e música, entre outras atrações. Nesta quinta-feira (5), das 19 às 21 horas, […]

5 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

Até domingo (10), o Sesc Mogi conta com uma programação de destaque para cursos e atividades em turismo. Os cursos e oficinas de média duração têm inscrições pelo portal https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao . A programação da unidade para esta semana traz ainda apresentações de teatro e música, entre outras atrações.

Nesta quinta-feira (5), das 19 às 21 horas, a atração é o curso de Desenho de Observação, que propõe a prática do desenho de observação como ferramenta de desenvolvimento, percepção do mundo e comunicação pessoal. Assim, busca trazer materiais, reflexões e formas de exercitar a poética do olhar, sem o objetivo da formação exclusivamente técnica. Durante o encontro, participantes praticarão o desenho de observação a partir de cenas montadas e sessões com modelo vivo.

A atividade é comandada por Renan Cruz, artista visual que transita entre mídias digitais e analógicas. Formado em Design Publicitário pela EPA e com cursos especializados em gravura em metal e madeira, fotografia analógica, encadernação, desenho, tatuagem. E Maria Luiza Gonçalves, modelo vivo, Bailarina, modelo, fotógrafa, professora de dança e empresária. Proprietária do Centro de Artes MLG, leciona os cursos de Dança do Ventre, Ballet e Jazz em Mogi das Cruzes desde 2006. Após atuar como modelo na Monolito Estúdios e Voy age Casa, começa então a desenvolver em paralelo seus próprios trabalhos fotográficos, inspirados na estética de pinturas barrocas e renascentistas.

Já no final de semana (9 e 10), acontece Fotografia Fine Art para pessoas pretas, das 14 às 18 horas. O Fineart é uma área da fotografia que representa a arte fotográfica de um ponto de vista imaginário do artista criando um cenário experimental. Visto que existem poucos artistas negros nesse ramo, tanto em atuação como sendo protagonistas desse estilo de foto, é importante que se popularize esse conceito. A oficina se baseia em questões ligadas ao Afrofuturismo e Fine Art.

Com Paula Isadora, Técnica em orientação comunitária pela Etec Juscelino Kubitschek e membro do Coletivo Arte Persiste; Isabella Oliveira, Técnica de Fotografia pela FAPCOM e membro do coletivo Afronte Empodere-se; Alan Hildebrando, designer grafico, membro do coletivo Afronte Empodere-se e criador da marca BlackSize. Inscrições de 02/04 às 14h até 08/04 às 18h, enquanto houver vagas disponíveis.

O Curso Básico de Libras pode ser conferido às terças-feiras, das 19 às 21 horas, até o próximo dia 17. A atividade é voltada a quem não tem conhecimento na área. Propõe que os participantes reconheçam e diferenciem diversos vocábulos em Libras, proporcionando subsídios para que possam produzir, compreender e reconhecer essa comunicação. O conteúdo abordará inclusão da pessoa surda, terminologias, cultura surda, parâmetros e estrutura gramatical da Libras e sinais sobre temas do cotidiano. 

O comando é de Sabrina Caires, pós-Graduada em Libras (Língua brasileira de sinais) pela Universidade Santo Amaro. Especialista em Atividades para deficientes e dança em cadeira de rodas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente na Faculdade Paulista de Artes, Famosp e FAPSS – São Caetano do Sul. Interprete de Libras há 12 anos tendo entre os principais trabalhos: Biblioteca São Paulo, Biblioteca Villa Lobos, Sesc capital e interior, Mercado Livre, Unicef, Itaú Cultural, Grupo Bridge entre outros.

De 20 de abril a 4 de maio, às quartas-feiras, das 16 às 17h30, haverá o Bordado Eletrônico. Os participantes aprenderão a exerciter pontos básicos do bordado e incrementá-los com noções de circuitos eletrônicos ao adicionar luzes de LED à sua produção, com Danilo Medeiros, artista visual, bordadeiro e educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Mogi das Cruzes

Na área de Turismo Social, está programado o Afroturismo: Quintais Negros, nesta quarta-feira (6), às 19 horas. A atividade propõe uma verdadeira aula sobre Mogi das Cruzes e a presença dos povos negros por aqui, com as pesquisadoras Debora Mello e Isabella Santos.

Haverá diálogos sobre decolonização, racismo estrutural, ações antirracistas, histórias e memórias da presença e da resistência de pessoas negras em Mogi das Cruzes e a relação com São Paulo e outras cidades, manifestações culturais e religiosas afrodescendentes, sincretismo, apagamento das identidades culturais dos negros, símbolos da presença e da influência dos negros em técnicas de construções e do cotidiano vivenciado até os dias atuais.

Debora Mello, nascida em Mogi das Cruzes, atua como guia de turismo, apresentando e despertando o olhar das pessoas para suas belezas e riquezas, e Isabella Santos, mulher negra, nascida em Mogi das Cruzes, cria do alto Tietê, idealizadora do projeto Sampa Negra.

O público também poderá conferir espetáculos teatrais gratuitos, às 16 horas, sem a retirada de ingressos. Depois de uma estreia lotada, com o espetáculo Sonhatório, a programação de teatro infantil do Especial Cia Truks terá continuidade aos sábados de abril. Criada em 1990, a Cia Truks é referência nacional na arte do Teatro de Animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: Mambembe do MinC, APCA, Coca Cola de Teatro Jovem, O Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros. Coordenou o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da Prefeitura do Município, entre 2002 e 2012. A Cia apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições e espaços de todo o Brasil. Acompanhe a programação.

Neste sábado (9), às 16 horas, a atração é “A Bruxinha”, que fará ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, ganha corpo – e alma – de boneco, com toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos.

Na área musical, haverá shows quinta-feira (7), às 20 horas, com Papisa, que tem influências do rock alternativo, indie rock e dream pop e inspiração na na espiritualidade e na energia feminina. A  apresentação será ritualística e sensorial.

Papisa é Rita Oliva, cantora, compositora e produtora que integrou as bandas Cabana Café e Parati até lançar seu trabalho solo com o EP Papisa (PWR Records, 2016), seguido pelo single Pressão (Freak, 2017), o disco “Fenda” (2019) e o seu irmão “Remixes da Fenda” (2020). Seu som flerta com rock alternativo, indie rock e dream pop sem deixar de ser brasileiro, e é em grande parte produzido por PAPISA em seu estúdio caseiro. Buscando inspiração na espiritualidade, na energia feminina e na criação de pontes entre o visível e o invisível, os shows têm um caráter ritualístico e sensorial.

Papisa já passou por palcos e festivais como Bananada (GO), Festival Picnik (DF), Festival Path (SP), Sesc Santana (SP), Sonora Festival (SP), Festival Contato (SP), SESC Pompeia (SP) e Sesc Bom Retiro (SP), e também levou-a para fora do país até o cultuado festival SXSW em Austin, Texas (EUA), e a Portugal, onde gravou single e videoclipe. Em seu quinto ano de estrada, PAPISA se firmou como um dos mais importantes expoentes da nova música no país. Atualmente, a artista produz músicas inéditas e prepara uma experiência multidimensional para apresentar ao público, dando sequência ao registro que marca sua carreira: potente, amplo e transversal, como ela mesma crê que o tempo e a história são.

No domingo (10), das 16h às 17h20, a atração é a cantora, compositora e rapper Tássia Reis, nome artístico de Tássia dos Reis Santos (Jacareí, 16 de agosto de 1989), rapper, cantora e compositora brasileira. Uma das primeiras rappers mulheres da nova música brasileira. Tássia Reis iniciou a carreira com o EP “Tássia Reis” em 2014. Em seguida, veio o álbum de estreia “Outra Esfera” em 2016. Com os dois materiais lançados, vieram os sucessos nacionais “No Seu Radinho” e “Se Avexe Não”. Em 2019, lançou seu segundo álbum, Próspera. O álbum foi aclamado pela crítica especializada e considerado um dos melhores discos do ano pela APCA( Associação Paulista de Críticos de Arte). Os principais temas de suas músicas são a vida, o autoconhecimento, o amor e a quebra de padrões.

O Sesc Mogi das Cruzes fica na rua Rogerio Tácola, 118, no Socorro, e funciona de terça a sexta, das 13h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

 

 

 

Veja Também