Entrar
Perfil
FÉRIAS

Confira a agenda em Mogi para curtir as últimas semanas de férias

Atrações na cidade vão desde apresentações musicais, circos e exposições que podem ser opção para pais e filhos até o final deste mês

O Diário
13/07/2022 às 13:47.
Atualizado em 13/07/2022 às 13:47

O programa #AquiTemCultura, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, teve apresentações diversas previstas para os domingos deste mês. (Crédito: PMMC / Divulgação)

Para aproveitar as últimas semanas de férias da criançada, O Diário reuniu as programações culturais em Mogi das Cruzes que acontecerão até o final de julho. Atrações variadas de música, exposições, circos, apresentações teatrais, são algumas das opções para escolher na agenda municipal em família. Confira!

Quintal Cultural

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo comunica que o Quintal Cultural começou nesta terça (12) e irá até o dia 23 de julho no Centro Cultural - galeria Wanda Coelho Barbieri e Praça Mons Roque Pinto de Barros (em frente ao Centro Cultural), com atividades variadas ao público infantil.

#AquiTemCultura

O programa #AquiTemCultura, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, teve apresentações diversas previstas para os domingos deste mês.

As apresentações serão realizadas no Parque da Cidade e no Parque Centenário da Imigração Japonesa. Os espetáculos do #AquiTemCultura seguem até o último domingo do mês de julho com atrações culturais. Além da dança, o público poderá apreciar espetáculos musicais como a Orquestra Fungagá, o Cordel Cantado com José Edvaldo e a Banda Caqui Doce.

O programa #AquiTemCultura foi lançado em 17 de abril deste ano e tem como objetivo proporcionar à população mogiana o livre acesso a espetáculos de arte. São apresentações livres e gratuitas, principalmente aos domingos.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h45. O telefone de contato é o 4798-6900 e consultas também podem ser feitas pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br ou pelo site da Cultura: www.cultura.pmmc.com.br. A sede da secretaria fica na rua José Bonifácio 516, Centro, Mogi das Cruzes/SP.

Programação do #AquiTemCultura até o final do mês de julho:

17/07 (domingo) - às 15h: Orquestra Fungagá (forró e circo)

Local: Parque Centenário - Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n - Cezar de Souza.

24/ 07 (domingo) - às 15h: Cordel Cantado José Edvaldo (música)   

Local: Parque da Cidade - R. Jardelina de Almeida Lopes, 451 - Parque Santana.

31/07 (domingo) - às 15h: Banda Caqui Doce (forró)

Local: Parque Centenário - Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n - Cezar de Souza.

13º Festival de Inverno Serra do Itapety

O 13º Festival de Inverno Serra do Itapety termina no final deste mês. Entre as atrações, estão apresentações e concertos musicais, show de humor, contação de histórias, palestras e outras atividades que poderão ser conferidas na programação completa listada abaixo.

13/07 - Caravana Sinos - Abertura da Caravana - Banda Infantojuvenil Pequenos Músicos (19h) - Theatro Vasques - Livre

14/07 - Caravana Sinos - Quinteto de Sopros da Sinfônica de Mogi (19h) - Theatro Vasques - Livre

15/07 - Caravana Sinos - Recital das Classes dos Instrumentos (19h) - Theatro Vasques - Livre

16/07 - Caravana Sinos – Encerramento com a Banda Sinfônica da Caravana Sinos (16h30) - Theatro Vasques - Livre

17/07 - 20h - Lançamento do CD Mexe com a Gente, do Cachildo gravado no EMAM  - Theatro Vasques – Livre

22/07 – 20h  Lançamento do cd Alexandre Vianna Trio gravado no EMAM

28/07 - 14h - Tertúlia Literária - Casarão do Carmo - Livre           

28/07 - 20h – Lançamento do CD Trompeando pelo Tempo, de Odilon Bueno gravado no EMAM - Theatro Vasques - Livre

29/07 - 20h - Concerto Geek - Uma Odisseia Sinfônica - Theatro Vasques – Livre

Orgulho de Ser

A exposição "Orgulho de Ser" está sendo exibida no hall de entrada do Terminal Central de Mogi das Cruzes, em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queer, intersexo e assexuais). A mostra organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo exibirá imagens de perfis em redes sociais de artistas atuantes da comunidade LGBTQIA+, indicados pelo Fórum LGBT de Mogi das Cruzes.

A exposição contará com 20 painéis dispostos no hall do terminal, sendo 16 sobre os artistas participantes, um em homenagem  ao ator e humorista Paulo Gustavo e outro sobre a Rebelião de Stonewall. Também haverá um painel enfatizando a temática da exposição. As imagens serão acompanhadas de uma minibiografia dos artistas e um QR Code, que direciona à página de cada um nas redes sociais.

O Terminal Central está localizado na rua Prof. Flaviano de Melo, 525, no centro de Mogi das Cruzes. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h45, pelo telefone 4798-6900.

Centenário Isaac Grinberg

A exposição "Centenário Isaac Grinberg" está em exibição no Museu Mogiano, localizado no Casarão do Carmo, centro de Mogi das Cruzes. A mostra ficará disponível ao público até o dia 30 de setembro.

O projeto é uma homenagem ao centenário de aniversário do historiador e jornalista Isaac Grinberg, nascido em 16 de junho de 1922, na cidade de Mogi das Cruzes. Ele deixou grande legado ao município ao pesquisar seu desenvolvimento social, econômico e estrutural ao longo dos séculos.

O acervo que estará disponível para os visitantes é composto por itens pessoais deste ilustre mogiano, e conta com máquina de escrever, máquina fotográfica, além de raras fotos e manuscritos pessoais.

Isaac iniciou sua carreira como redator do jornal "O Liberal", em Mogi das Cruzes, já na capital paulista trabalhou no jornal "O Dia". Na cidade do Rio de Janeiro atuou na agência de notícias Asapress, "New Press" e  no “Jornal O Globo”.

"Isaac Grinberg foi uma figura ilustre e motivo de orgulho ao município de Mogi das Cruzes. Sempre trabalhou em prol da história e cultura mogiana, pesquisando e elevando o nome da cidade," disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Kelen Chacon.

O historiador faleceu no dia 13 de abril de 2000, e ao longo de toda vida foi casado com Bendita Grinberg. Desta união, o casal teve duas filhas, Thais e Tamara, que confirmaram presença para prestigiar a Exposição "Centenário Isaac Grinberg" e homenagear a memória do pai, que se mescla à memória da cidade.

Outras programações

Café Literário - Leitura do mês "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne

Coletivo dedicado à leitura e debate de obras literárias. Neste mês, a leitura será o livro "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne. O encontro será neste sábado (16) na rua José Bonifácio, 516 - Largo do Carmo, no Centro de Mogi, a partir das 14h30.

A participação é gratuita e sem restrições de idade.

2ª Caravana Circo Corredor

A 2ª Caravana Circo Corredor terá números de palhaçaria, acrobacias, malabarismos, mágica e muitas outras atrações ligadas ao circo. Nesta edição, o evento acontecerá no bairro do Botujuri no próximo sábado (16), a partir das 15 horas.

As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos.

Capoeira Ocupa

Roda de Capoeira com o objetivo de celebrar e preservar os costumes e a relevância da capoeira presente na nossa cidade acontecerá no dia 23 de julho, a partir das 11 horas até as 14 horas.

A Roda de Capoeira é reconhecida pelo IPHAM como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O encontro será na Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Livre para todos os públicos e gratuito.

Roda da Alegria

A apresentação musical é uma divulgação de músicas de diversos ritmos e tendências, bem como poesias e arte em geral. A roda acontecerá no Casarão do Carmo, dia 26 de julho, às 19 horas. O endereço é rua José Bonifácio, 516, Largo do Carmo, no Centro de Mogi.

A participação é gratuita e sem restrições de idade.

Escambinho Literário

O projeto Escambinho é uma extensão da Feira do Escambo Literário, porém voltada especificamente à literatura infantil. O Escambinho será realizado toda última sexta-feira de cada mês, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes e também no último sábado.

Além da troca de livros, o projeto contará também com sessões de contação de histórias, que serão realizadas sempre às 10h e às 14h na sexta-feira, e às 10h no sábado. O intuito é aproximar as crianças da literatura e também estimular a fantasia e a imaginação.

A troca de livros fica aberta e disponível a todos os interessados ao longo de toda sexta-feira em que o projeto é realizado. Já para as sessões de contação de histórias, a orientação é para que seja feito agendamento prévio dos grupos, pelos telefones 4798-6900 ou 4798-6911.

O próximo Escambinho Literário acontecerá no dia 29 e 30 de julho, das 9h30 às 16 horas, na Pinacoteca de Mogi das Cruzes. O endereço é rua Coronel Souza Franco, 993, Centro Histórico de Mogi.

A participação é gratuita e sem restrições de idade.

Feira de Escambo Literário

Todo último sábado de cada mês será realizada uma edição da Feira de Escambo Literário. Fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Agricultura, a ação visa incentivar o hábito da leitura e fomentar as artes literárias, a partir da troca de livros. A feira será montada no início do acesso para o segundo piso do Mercado Municipal.

Quem tiver um livro em bom estado pode levá-lo até a feira e trocá-lo por um outro de seu interesse. Livros didáticos ou técnicos não serão aceitos.

A feira acontecerá no dia 30 de julho, das 9 às 16 horas, no Mercadão.

Essas e outras programações estão disponíveis no portal da Secretaria Municipal de Cultura. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato através do número (11) 47986900, ou pelo email culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br.

Férias ao ar-livre no CAT Sesi

Também há programação de férias no CAT SESI de Mogi das Cruzes, que abriu inscrições para atividades de recreação e diversão.

As Super Férias de julho terão uma programação especial com oficinais de esportes, gincanas e competições, danças, atividades rítmicas e aquáticas, oficinas de artes e muito mais, voltadas para as crianças de 5 a 13 anos.

A programação do SESI Mogi das Cruzes está acontecendo desde segunda-feira (11) e vai até dia 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Todas as atividades serão realizadas no CAT Mogi das Cruzes, que conta com piscina, quadra, parques, além da supervisão de monitores especializados e toda segurança e higiene necessárias para as crianças.

As Super Férias poderão ser contratadas por dia, semana ou mês, com valores a partir de R$ 60. Para a inscrição da criança, é necessário que os pais ou representante legal compareça à unidade de interesse com RG e CPF do participante e do responsável. Todas as condições para inscrição e pagamento estão disponíveis no site https://mogidascruzes.sesisp.org.br/super-ferias.

O endereço do CAT Sesi de Mogi é rua Valmet, 171, em Brás Cubas. Para mais informações, ligue (11) 47236900 ou através do site, basta acessar: https://mogidascruzes.sesisp.org.br/catmogidascruzes.

Programação do Super Férias: 

1ª semana – 11 a 15/07

2ª semana – 18 a 22/07

3ª semana – 25 a 29/07

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por