Entrar
Perfil
PARA COMEMORAR

Com 'Serráqueos', Mogi participa de festival de cinema na Hungria

Após ser premiada fora do país em dezembro, a produção mogiana comemora outra conquista: será exibida no International Nature and Environmental Film Festival, em um palácio da Hungria

Heitor Herruso
27/02/2022 às 17:04.
Atualizado em 27/02/2022 às 17:07

Produzido por mogianos, o filme mostra como pessoas de Mogi das Cruzes utilizam seus recursos de forma sustentável. (Divulgação)

Lançado em 2021, o documentário ‘Serráqueos’, que mostra o futuro da Serra do Itapeti e seu impacto na vida dos moradores, não dá sinais de cansaço. Pelo contrário. Após ser premiada no ‘Festival Internacional O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa’, em dezembro, a produção mogiana comemora outra conquista: será exibida em um outro festival internacional, desta vez na Hungria.

Realizado no Palácio de Gödöllő (construído no século XVIII para a aristocrática família Grassalkovic), o International Nature and Environmental Film Festival é mais do que apenas uma exibição de filmes locais e estrangeiros. É uma celebração ao meio ambiente, com uma série de atividades ecológicas, sensoriais e lúdicas. Por isso, tem tudo a ver com ‘Serráqueos’.

Carregando...

Produzido por mogianos, o filme – que já foi exibido na ‘Sessão da Tarde’, pela TV Diário e também no cinema, pelo Cinemark do Mogi Shopping - mostra como pessoas de Mogi das Cruzes e também de Guararema utilizam seus recursos de forma sustentável.

As câmeras registraram gente preservando as culturas locais, como o moçambique e festas religiosas, além das espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).

A obra traz a história de moradores que encontraram na serra refúgio para se reconectarem à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.

Tudo isso poderá, no próximo mês de maio, ser visto por olhos húngaros, no International Nature and Environmental Film Festival, que será realizado pela 8ª vez. Ao todo, foram mais de 900 inscrições recebidas. ‘Serráqueos’ pode ser um dos, se não o primeiro, filme brasileiro a participar. E tem tudo para trazer para casa um prêmio de 10 mil euros, já que o vencedor de cada uma das seis categorias receberá este prêmio.

Para o diretor do longa, Rodrigo Campos, será uma honra ver a história sobre a Serra do Itapeti sendo exibida em um palácio húngaro. “Esse festival aceita filmes tanto locais como internacionais. Dei uma olhada e nas sessões anteriores não vi brasileiros, então pode ser que sejamos um dos primeiros, e estamos levando Mogi das Cruzes. Vai ser bem leal porque mostra nossa cidade, nossas belezas, nosso patrimônio. Uma grande honra”.

Este será o terceiro festival fora do Brasil que a produção integra. Além de ‘O Cubo de Cinema em Língua Portuguesa’, que reconheceu a fotografia de ‘Serráqueos’ como a melhor do circuito, o filme também foi exibido pela 29ª edição do Ecocine (Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos), em 2021, e ganhou o prêmio de melhor pôster.

A campanha de festivais tem sido boa para os mogianos. Em 2021 o documentário também fez parte do  8º Festival de Cinema de Caruaru (PE), da 2ª Mostra de Cinema de Ibitipoca (MG), do SaranCINE - Festival de Cinema Ambiental de Sarandira (MG), do 6º Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos (SP) e do 4º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (SC).

Para Rodrigo Campos, a esperança é que a presença na 8ª edição do International Nature and Environmental Film Festival abra portas na Europa. “Já inscrevi em uma mostra polonesa”, diz ele, que também está de olho em competições espanholas e italianas.

O diretor já falou, em entrevista a O Diário, sobre o que levou um filme que mostra o futuro de um “monumento ecológico” e seu impacto – inclusive cultural - na vida dos moradores, a fazer tanto sucesso. Para ler, é só clicar aqui.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por