Diário Logo

Notizia Logo

Circuito Sesc das Artes chega a seis cidades da região

Seis cidades da região do Alto Tietê estão incluídas no Circuito Sesc de Artes, que percorre 118 municípios do litoral, interior e Grande São Paulo, levando cerca de 90 atividades gratuitas de música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais e tecnologias a espaços públicos, como praças e parques. A programação, que teve início no […]

20 de agosto de 2022

Reportagem de: O Diário

Seis cidades da região do Alto Tietê estão incluídas no Circuito Sesc de Artes, que percorre 118 municípios do litoral, interior e Grande São Paulo, levando cerca de 90 atividades gratuitas de música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais e tecnologias a espaços públicos, como praças e parques.

A programação, que teve início no último dia 12 em algumas regiões paulistas e se estenderá até o próximo dia 28, chegou nesta sexta-feira (19) ao Alto Tietê, com atrações em Itaquaquecetuba. 

Neste sábado (20) e domingo (21), o Circuito Sesc de Artes estará no Centro de Exposições Maestro Sebastião de Mello Faria, em Salesópolis, e no Centro de Convenções de Ferraz de Vasconcelos, respectivamente, das 16 às 21 horas.

No roteiro que atenderá estas três cidades da região há atrações como a apresentação teatral “A Carroça é Nossa”, com o grupo Xama Teatro (MA); os shows musicais “Versando na rua: Reggae em Festa Brasileira” (DJ Master San, Marietta Massarock e Monkey Jhayam – SP) e “Fazendo Beats” (SPBeatessentials – SP); a ação literária “Telhado de Histórias” (Grupo Raconto – SP); a intervenção circense “Cabaré da Mafalda (Teatro da Mafalda – SP); a atividade cinematográfica “Cine Concerto Interativo (Grupo Experimental de Música – GEM – SP); e a instalação de artes visuais e tecnologias “Circuito de Bolinhas: Engenhoca com Bolinhas de Gude” (Renato Barboza e artistas convidados – SP).

Segundo o gerente-adjunto da unidade mogiana, Leonardo Borges, o Circuito Sesc de Artes é uma forma de ampliar o alcance das ações além dos espaços físicos das cidades que têm unidades do Sesc. “O artista tem que ir onde o povo está, então esta é uma maneira que o Sesc encontrou de estar mais próximo das pessoas, independentemente se é uma cidade de grande ou pequeno porte, se fazendo presente para levar cultura e artes educativas. A edição de 2022 tem ainda a especificidade de ser a primeira depois do início da pandemia de Covid-19, já que os últimos dois circuitos aconteceram online. Então, voltar a ocupar as praças é motivo de muita alegria”, destaca.

Assim, a programação do Circuito de Artes visa levar às cidades contempladas as ações culturais promovidas rotineiramente nas unidades do Sesc, como oficinas de artes visuais, apresentações de teatro, dança, circo, shows de música, entre outras. “Tentamos levar um pequeno recorte do que realizamos às praças e parques, com atividades que representem a diversidade da população brasileira”, detalha Borges.
O gerente-adjunto também avalia que a programação levada pela caravana itinerante do Circuito Sesc de Artes às cidades é voltada às várias faixas etárias, com o objetivo de envolver toda a família. “As atividades são livres para todos os públicos e a ideia é estar presente em locais de grande movimentação”, completa.

O Circuito Sesc das Artes é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais.
Outras informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Sesc traz Zélia Duncan

Este segundo semestre será marcado por novidades no Sesc Mogi. Para o aniversário da cidade, em 1 de setembro, a unidade inaugurada em novembro do ano passado recebe o primeiro grande show. Na data, a cantora Zélia Duncan irá se apresentar às 18 horas, no local, com seu repertório de sucessos.

Os detalhes para início da venda dos ingressos estão sendo definidos, mas os valores serão entre R$ 12,00 e R$ 40,00. Esse será a primeira atividade com cobrança – desde a inauguração, todas as atrações foram gratuitas.

No mês de aniversário da cidade, a programação do Sesc será intensa. No próximo dia 8 de setembro, haverá um concerto no convento do Carmo sobre as partituras de músicas clássicas encontradas em Mogi das Cruzes e consideradas os registros mais antigos da produção musical no Brasil.

Já no dia 14, quem se apresentará é o cantor e compositor Supla. “Serão várias atrações especiais neste mês de setembro para comemorar o aniversário da cidade”, revela o gerente-adjunto, Leonardo Borges.

Novidades

Entre o final de setembro e começo de outubro, devem ter início os trabalhos da segunda fase de implantação da unidade na área do Socorro, que contará com a instalação de um campo de futebol society e os preparativos para receber o programa Mesa Brasil, que visa combater o desperdício de alimentos e a fome, além da Carreta de Odontologia.

“As fases de projetos arquitetônicos e de engenharia já foram concluídas e, atualmente, o Sesc está na etapa de contratação destas obras, que são todas licitadas. Temos o período para dar conta destes processos administrativos e, se não houver atraso, começaremos algumas obras em breve”, explica Borges.

Para receber o programa Mesa Brasil, haverá a necessidade de criação de uma área própria de estacionamento na unidade para abrigar os dois caminhões de médio porte do programa.

A presença da Carreta de Odontologia demandará a preparação de espaço específico. “Este é um dos poucos serviços do Sesc exclusivos para comerciários e dependentes, mas a grande maioria deles é voltada a toda a comunidade”, diz ele. 

Veja Também