Diário Logo

Notizia Logo

Cavaleiros devem usar crachá, lenço e não consumir álcool na Entrada dos Palmitos

Inscrição, crachá e a lenço serão exigidos para a participação na Entrada dos Palmitos dos cavaleiros e charreteiros durante o cortejo popular no penúltimo dia da Festa do Divino nas ruas centrais de Mogi das Cruzes. Há uma série de medidas e redomendações para garantir a presença como usar o lenço que será distribuído aos […]

16 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Inscrição, crachá e a lenço serão exigidos para a participação na Entrada dos Palmitos dos cavaleiros e charreteiros durante o cortejo popular no penúltimo dia da Festa do Divino nas ruas centrais de Mogi das Cruzes. Há uma série de medidas e redomendações para garantir a presença como usar o lenço que será distribuído aos que fizerem a inscrição, além de não consumir bebida alcóolica antes e durante o cortejo. Há um pedido expresso para não “não confundir o cortejo de devoção e fé com uma festa de Peão Boiadeiro”. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até 19 horas do dia 26 de maio.

Os cadastros já estão sendo recebidos no aplicativo da Festa do Divino e também serão registrados presencialmente na barraca do Afogado, na quermesse, a partir desta quinta-feira, dia 20, quando começa um dos maiores eventos do calendário religioso e popular da cidade, organizado pela Diocese de Mogi das Cruzes (veja as novidades previstas para este ano).

As recomendações para a Entrada dos Palmitos atendem à segurança do público, participantes e dos animais, que não devem ser maltratados. Um veterinário acompanhará o evento que pretende garantir a saúde dos animais, como destaca o professor Glauco Ricciele, que está à frente dessa manifestação que lembra a vida caipira e um dos atributos do Divino, a fartura.

Cuidados na hora da exibição e controle dos animais são solicitados aos condutores, sobretudo porque o passagem entre ruas estreias costuma reunir centenas de pessoas nas calçadas do centro antigo. O objetivo é prevenir acidentes já que os animais estarão em um ambiente sem grande espaço para apresentações e contenção dos mesmos.

Deverão se inscrever os cavaleiros, muladeiros, charreteiros e carroceiros que se pretendem integrar a Entrada dos Palmitos que retorna após três anos, e também será marcada pelo afogadão para o povo.

Já é possível fazer a inscrição no aplicativo da Festa: (festa2023.festadodivino.org.br) (clique e acesse).

No local, também é possível saber as normas exigidas. A inscrição é individual e de responsabilidade do participante.

No caso de charreteiros e carroceiros, o responsável deverá inscrever todos os participantes que forem sair na charrete ou na carroça.

A inscrição presencial, na quermesse, acontecerá todas as noites das 19 às 22 horas, a partir desta quinta-feira (18) até o dia 26 de maio, na entrada da Barraca do Afogado.

Um kit será entregue para todos os inscritos: um lenço (para ser colocado em cada participante) e um crachá adesivo, que contém o número de inscrição do participante, para ser colocado na camisa no lado direito à altura do peito. O participante que não estiver corretamente identificado não poderá participar do cortejo. O Kit deverá ser entregue na própria quermesse.

A organização adota novamente a medida para garantir a segurança dos participantes – que poderão se identificados, e do público. 

Os proprietários de animais equino, muares e asininos é responsável legal pela vacinas dos seus animais contra influenza, anemia e mormo.

Os organizadores destacam que os cavaleiros, muladeiros, carroceiros e charreteiros “não poderão portar esporas, chicotes e outros objetos que possam servir para maltratar o animal”.

Além disso, haverá “barreira no início da Entrada dos Palmitos com veterinário que observará as condições gerais do animal, bem como policiamento para coibir a participação de participantes alcoolizados portando bebida alcoólica ou carroça e charrete com sonorização”.

Entre as recomendações em destaque estão os lembretes para os participantes  não confundirem o cortejo com desfile de peão boiadeiro, comportar-se dignanente e não ingerir bebida alcóolica antes ou durante a participação do evento.

Outras recomendações são:

“Não maltrate o animal durante o percurso ou em qualquer outro momento;

Os cavaleiros e muladeiros deverão andar em fila de três não deixando espaço entre um cavalo e outro;

Não faça exibições com o animal pois além de ser falta de respeito para com o Divino Espírito Santo atrapalha o bom andamento do cortejo;

Em hipótese alguma traga para participar da Entrada dos Palmitos animais fêmeas que estejam no cio, pois isso pode provocar acidentes desagradáveis como os que aconteceram em anos anteriores.”

Carros de boi

Neste ano, a Entrada dos Palmitos terá carros de bois vindos das cidades como Santa Isabel, Igaratá e Bragança Paulista – a maior parte, no entanto, será importada e virá da região de Cambuí, no extremo sul de Minas Gerais.

De acordo com o coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricielle,  cerca de 80 carreiros (e suas famílias) começarão a chegar em Mogi das Cruzes na véspera do cortejo, entre 12 e 18 horas.

O grupo ficará alojado nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no bairro do Mogilar. 

Além de devotos, grupos católicos, escolas, ex-festeiros e festeitos, a Entrada dos Palmitos contará com a participação de seis grupos de congada e moçambique da cidade.

Os grupos de congada são de Santa Efigênia, Batalhão Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo, São Benedito do Conjunto Santo Ângelo e São Benedito Coração de César; já o moçambique é de São Benedito/São Benedito de Jesus/Nossa Senhora do Rosário.

Falta pouco

A Festa do Divino de Mogi das Cruzes de 2023 volta a contar com a quermesse e a Entrada dos Palmitos, como no período anterior à pandemia. A agenda começa nesta quinta-feira (18).

Em 2020, não houve a realização da Entrada dos Palmitos, que, em 2021 e 2022, se adaptou à uma nova realidade e ocorreu em forma de carreata. No ano passado, foi composto um minicortejo, saindo da Praça do Rosário até à Catedral de Santana, com a participação dos grupos folclóricos (congada e Moçambique).

“Será uma Entrada dos Palmitos cheia de significados, com um cortejo completo e todas as suas tradições. As pessoas estão mais sensíveis na sua fé. E estamos pedindo que os devotos façam suas homenagens aos entes falecidos, neste período, e participem em memória aos que já não estão mais aqui, mas que iam assistir ao cortejo acomodados em algum canto da extensão da via. Contamos com a presença maciça dos fiéis. Será um momento marcante ”, diz o coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricciele.   

Neste ano, ainda, será servido no afogadão para o povo, nas dependências da quermesse, logo após a passagem da Entrada dos Palmitos.

 

Veja Também