Diário Logo

Notizia Logo

Casarão do Chá faz 9 anos de atividades com mostra de carros antigos neste domingo (4)

A caminho da primeira década de funcionamento após as obras de restauro reconhecidas como um exemplo de preservação da história brasileira, da Imigração Japonesa e de Mogi das Cruzes, o Casarão do Chá completa nesta sexta-feira (2) nove anos de funcionamento com foco na arte e cultura. A data será celebrada no domingo (4), com […]

30 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

A caminho da primeira década de funcionamento após as obras de restauro reconhecidas como um exemplo de preservação da história brasileira, da Imigração Japonesa e de Mogi das Cruzes, o Casarão do Chá completa nesta sexta-feira (2) nove anos de funcionamento com foco na arte e cultura. A data será celebrada no domingo (4), com o 5° Encontro de Carros Antigos, das 9h às 15h. O evento terá entrada franca e acontece no bairro do Cocuera.

O Casarão do Chá foi, no passado, a fábrica de Chá Tokyo, construída no século XX e que por muito pouco não desaparece para sempre após permanecer durante anos sem utilização. O local é tombado como patrimônio histórico nacional, sendo que em Mogi das Cruzes, o único outro bem brasileiro com o mesmo status são as Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo.

Deve-se a restauração do casario antigo considerado um rarissimo registro de entrelaçamento das técnicas construtivas brasileiras e japonesas a um projeto pessoal lançado pelo artista ceramista Akinori Nakatani,que completou neste mês de maio 80 anos.

Nakatani, com a ajuda da família e artistas ceramistas de São Paulo, além de institutos como o Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional) e de órgãos de Mogi das Cruzes, como a Prefeitura, conseguiu impedir o fim da antiga fábrica de chá construída pelo arquiteto e carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka, em 1942.

Para além da originalidade e beleza do prédio, ele é emoldurado por uma das mais belas paisagens rurais de Mogi das Cruzes. O casario lembra antigos palácios do Japão e não possui pregos ou massa, apenas o encaixe de madeiras especialmente escolhidas para escorar as paredes. O Casarão do Chá guarda a história da agricultura nacional e mogiana e está ligado à chegada ao Brasil, nos anos 1930, do engenheiro agrônomo Fukashi Furihata que comprou as terras da Fazenda Cocuera para fazer o beneficiamento do chá – um produto que teve período de destaque durante a Segunda Guerra, quando o Brasil passou a exportar o produto.

Porém, após o fim desse flagelo mundial, as portas internacionais para o produto made in Brasil foram fechadas, recalibrando o futuro da produção rural das famílias que resididam no bairro mogiano e que durante anos trabalharam no cultivo da erva.

O Casarão do Chá foi idealizado para preservar essa história e dar origem a outras, como os braços na cultura, arte e culinária criados pelas primeiras famílias de imigrantes japoneses no Estado de São Paulo e no Brasil.

Após anos de busca de apoio e patrocínio pela restauração do Casarão do Chá, há 9 anos, o local mantém fértil calendário de encontros e exposições e agrega além da cultura, o fomento ao turísmo cultural e rural. 

Para isso, conta com uma parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes que mantém um subsídio por meio a Secretaria Municipal de Cultura à Associação do Casarão do Chá, responsável pela manutenção, preservação e o desenvovlimento de atos culturais como exposições e oficinas que atraem milhares de pessoas ao espaço no decorrer do ano.

Exposições internacionais e encontros e festivais com mestres em cerâmica são a cereja do bolo, porém, não menos importante do que a agenda ordinária, com visitas de estudantes e demais interessados em história e na Imigração Japonesa, oficinas e aberturas aos domingos.

Neste domingo, nas comemorações dos 9 anos de reabertura do Casarão do Chá ao público, o Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes (CCAMC) irá apresentar a rara e conservada coleção de carros antigos.

Outras informações podem ser obtidas no Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes: www.ccamc.com.br (acesse e saiba mais), ou ainda nas redes sociais e no site da Associação Casarão do Chá ou ainda no instagram: @casaraodocha

 

Veja Também