Diário Logo

Notizia Logo

Casa do Jequitibá, em Mogi, reúne oito artistas em seis noites de música e dança

Léo Zerrah, Daniel Trettel, Paulo Betzler, Waldir Vera, Sandra Vianna, Mateus Sartori, Ananda Braga e Maria Luiza Gonçalves. Todos estes artistas se apresentam na Casa do Jequitibá – espaço cultural localizado no Centro de Mogi das Cruzes – nesta semana. A agenda é especial, com cinco noites de muita música e também dança, entre quarta-feira […]

14 de junho de 2022

Reportagem de: O Diário

Léo Zerrah, Daniel Trettel, Paulo Betzler, Waldir Vera, Sandra Vianna, Mateus Sartori, Ananda Braga e Maria Luiza Gonçalves. Todos estes artistas se apresentam na Casa do Jequitibá – espaço cultural localizado no Centro de Mogi das Cruzes – nesta semana. A agenda é especial, com cinco noites de muita música e também dança, entre quarta-feira (15) e domingo (19).

A primeira atração, na véspera do feriado de Corpus Christi, quarta-feira (15), é um concerto regado à MPB e também canções autorais. Neste dia, o trio formado por Léo Zerrah, Daniel Tretel e Paulo Betzler celebra a volta de Daniel aos palcos, após um breve hiato.

Já no feriado propriamente dito (quinta-feira, 16), Waldir Vera comanda um show que fará o público relaxar, com músicas calmas repletas de mensagens positivas. Clima parecido terá a apresentação de Sandra Vianna, na sexta-feira (17).

O sábado terá sabor especial, já que Mateus Sartori retorna à cidade para um show composto por algumas das músicas que ele mais gosta de tocar na noite, o que não faz há tempos. Ele esteve por aqui em novembro último, para apresentar o trabalho autoral mais recente, ‘Na Volta Que o Mundo Dá’.

“Essa é uma semana bem importante para a casa e para mim, porque recebo músicos com os quais tenho relação profissional e de amizade muito forte. Daniel é um parceiro de mais de 20 anos, com quem tenho proximidade, troca e aprendizado muito grandes. Ele é excepcional: compositor, violonista, educador, enfim, já tocou com todo mundo em Mogi, principalmente da ‘velha guarda’. É realmente de referência do violão e tem um virtuosismo que leva aos palcos com muita afetividade”, diz Paulo Betzler, que não poupa elogios aos amigos.

“Depois de um período difícil, com problemas de saúde, essa é a primeira apresentação que ele vai ter. É uma volta muito importante, tanto para ele como para mim e para o Léo, que o acompanhou por muito tempo”, continua o gestor da Casa do Jequitibá.

Não é coincidência. Daniel Trettel é o responsável pela gravação de todos os violões do primeiro disco de Betzler, o ‘Cacuriando’, da companhia Batucaê. A direção e produção deste trabalho foi assinada por outro parceiro que se apresenta nesta semana: Mateus Sartori.

“Acompanhei boa parte da carreira dele até chegar na secretaria (de Cultura e Turismo, em Mogi, em 2013 – hoje está na mesma Pasta, mas em Guararema). Foram mais de 10 anos de apresentações juntos. Acompanhei e fui parceiro dele nessa trajetória. Tenho amizade e gratidão muito grande”.

Não poderiam faltar palavras de carinho direcionadas à Waldir Vera e Sandra Vianna. “Ele é um grande parceiro também e tenho muita admiração”, e “ela é a mais recente deste quarteto”, mas também representa muito. “Firmamos uma parceria e sempre estou nas apresentações dela”.

Por último, mas não menos importante estão as dançarinas Ananda Braga e Maria Luiza Gonçalves (que também é fotógrafa e foi personagem de reportagem especial publicada em março por O Diário).

Pela segunda vez na Casa do Jequitibá, elas conduzem no domingo (19) a apresentação ‘Entre o Brasil e o Oriente’, que mescla dança do ventre com ritmos brasileiros. “Fechamos a semana em grande estilo, com este espetáculo de dança”, finaliza Paulo Betzler, com um sorriso no rosto e brilho nos olhos que o repórter pôde perceber, mesmo por telefone.

A Casa do Jequitibá fica no Barão de Jaceguai, 914, no Centro de Mogi, bem em frente ao quase centenário jequitibá do Largo Bom Jesus. O espaço abre sempre às 18 horas, e os shows começam às 20 horas. A entrada custa R$ 10 por pessoa. Clique aqui para ler mais sobre o endereço.

Veja Também