MENU
BUSCAR
SEM FOLIA

Carnaval 2022 está oficialmente cancelado em Mogi das Cruzes

Além de confirmar a decisão, em nota, a Secretaria Municipal de Cultura informa que "está estudando formas de suprir essa demanda artística"

Heitor HerrusoPublicado em 22/11/2021 às 16:55Atualizado há 14 dias
Arquivo O Diário de Mogi
Arquivo O Diário de Mogi

Agora é oficial. Depois que o perfil do prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE), respondeu à pergunta de um internauta dizendo que não haveria Carnaval na cidade em 2022, agora esta informação foi divulgada de maneira oficial. Será o segundo ano sem a realização da tradicional folia de rua. Desde a semana passada, postagem contra e a favor da realização do Carnaval começaram a discutir o assunto nas redes sociais.

A nota enviada a reportagem de O Diário é a seguinte: "a Prefeitura de Mogi das Cruzes informa que não haverá Carnaval na cidade em 2022. A Secretaria de Cultura está estudando formas de suprir essa demanda artística".

Embora nas redes sociais muitas pessoas questionem se a decisão é baseada em números relacionados à Covid-19, o motivo do cancelamento não foi informado.

Mais tarde, às 18 horas, o prefeito publicou mais detalhes em suas redes sociais onde cita possivel influencia negativa do Carnava na pandemia:

"Estamos em um momento de retomada. É uma nova fase, após o período mais difícil da pandemia. Por isso, priorizando principalmente a saúde e segurança da população, Mogi não terá Carnaval em 2022", destacou Caio. 

"Não estamos no momento de direcionar recursos financeiros para essa comemoração. Além disso, os festejos atraem muitos foliões, inclusive de outras cidades, o que poderia influenciar negativamente o avanço que tivemos no controle da pandemia", acrescentou. 

Finaliza dizendo que "é o momento de sermos responsáveis".

As informações divulgadas nesta segunda-feira (22) são diferentes do que o que estava sendo planejado. Na semana passada, quando procurada por este jornal para uma reportagem sobre o Carnaval, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disse que ainda estava "trabalhando na elaboração da programação para o Carnaval de 2022". À época, o texto encaminhado dizia que "como prévia, é possível afirmar que será um Carnaval com blocos de rua, execução de marchinhas e baterias de escolas de samba nos parques da cidade, promovendo matinês para os foliões". 

Região

O novo posicionamento de Mogi das Cruzes indica que os planos mudaram, assim como já foi divulgado pela administração de Suzano. O prefeito desta cidade, Rodrigo Ashiuchi, confirmou o cancelamento durante coletiva de imprensa que aconteceu durante a abertura do “I Congresso de Gestão Pública do Alto Tietê”, neste domingo (21).

No início desta segunda-feira (22), a reportagem de O Diário solicitou informações sobre o Carnaval a todas as prefeituras das cidades que compõem o Alto Tietê, inclusive Suzano. Até o momento, somente Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba se manifestaram.

Confira as notas a seguir, na íntegra:

Ferraz de Vasconcelos: "A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está analisando o cenário atual da pandemia e avaliando a questão juntamente com as autoridades de saúde e nos próximos dias haverá uma definição".

Itaquaquecetuba: "A Prefeitura de Itaquaquecetuba estuda a realização de atividades voltadas ao Carnaval em 2022, se precavendo quanto às determinações do Plano SP. Nos próximos dias será divulgada uma nota oficial sobre o assunto".

ÚLTIMAS DE Cultura