Diário Logo

Notizia Logo

Cara de Sapato revela ter síndrome de Tourette; veja outros famosos com a doença

O lutador Antônio “Cara de Sapato”, um dos participantes do reality show Big Brother Brasil 2023, revelou aos companheiros de programa que foi diagnosticado com síndrome de Tourette ainda na infância. Trata-se de uma condição neurológica hereditária que pode causar tiques físicos, incluindo espasmos, piscar e pular, ou até mesmo sons com a boca. Xingar […]

3 de fevereiro de 2023

Reportagem de: O Diário

O lutador Antônio “Cara de Sapato”, um dos participantes do reality show Big Brother Brasil 2023, revelou aos companheiros de programa que foi diagnosticado com síndrome de Tourette ainda na infância. Trata-se de uma condição neurológica hereditária que pode causar tiques físicos, incluindo espasmos, piscar e pular, ou até mesmo sons com a boca. Xingar sem controle é o sintoma mais reconhecido da doença. Confira abaixo outros famosos que também já receberam o diagnóstico que afeta o “brother”.

Billie Eilish

A cantora americana Billie Eilish, de 21 anos, foi filmada tendo um tique durante entrevista com o apresentador David Letterman, no programa My Next Guest, transmitido pela Netflix. A jovem contou que os espasmos não costumam aparecer durante os shows, mas sim em conversas casuais, quando está mais a vontade. Segundo ela, as pessoas não costumam reagir bem quando um movimento involuntário aparece de repente.

— Se você me filmar por um período de tempo, vai ver vários tiques. É muito exaustivo para mim —disse a jovem. — A forma mais comum de reação das pessoas é rir, porque elas acham que estou tentando ser engraçada. Eu sempre fico muito ofendida com isso — desabafou.

David Beckham

O ex-jogador de futebol David Beckham, ídolo da seleção inglesa, foi diagnosticado com síndrome de Tourette, que o levou a desenvolver uma outra doença, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o TOC. Essa segunda condição de saúde de Beckham é uma manifestação do Tourette.

Em entrevista, o empresário já declarou que a organização é uma questão para ele, por causa do TOC. De acordo com o presidente do time americano Inter Miami, ele não consegue descansar se não arruma todas as coisas em pares e guarda todos os livros, por exemplo, quando chega a um hotel.

Lewis Capaldi

Em setembro do ano passado, em entrevista ao tabloide inglês The Sun, o cantor escocês, Lewis Capaldi, de 26 anos, revelou que foi diagnosticado com síndrome de Tourette. Ele definiu a condição neurológica como “dolorosa” e “desconfortável”. No artista, a doença faz com que seu ombro se contorça quando ele está “animado, feliz, nervoso ou estressado”.

— É algo com que estou vivendo. Não é tão ruim quanto parece — disse.

Tratamento da síndrome de Tourette

A condição geralmente começa durante a infância, entre os dois e os 14 anos. Metade dos pacientes diz que seus sintomas melhoram com a idade, enquanto outros desaparecem completamente.

Apesar de não ter cura, o tratamento psicológico e a estimulação cerebral profunda, ou seja, a implantação de eletrodos na rede cerebral, são as opções mais eficazes, mas a medida que o número de pacientes com a doença aumenta, os fármacos continuam sendo o pilar para o tratamento de Tourette.

Entretanto, um novo tratamento, que está em fase de testes pode ser lançado em breve para os pacientes com Tourette, afirmam os especialistas. Um dispositivo, semelhante a um relógio de pulso, interfere nas redes cerebrais envolvidas na geração de tiques e envia pulsos elétricos para o nervo mediano do pulso, interrompendo a atividade no cérebro que causa os tiques.

Cerca de 135 participantes no Reino Unido estão testando um protótipo do dispositivo, que eles usam por 15 minutos por dia durante um mês, e relatam seus efeitos. Os testes mostraram que aqueles que usavam o dispositivo no pulso viram a frequência e a gravidade de seus tiques reduzirem massivamente. Os médicos esperam que o smartwatch ofereça uma solução de longo prazo para os pacientes.

Veja Também