Diário Logo

Notizia Logo

Afogadão será servido ao povo após a Entrada dos Palmitos no CIP; confira a receita

Com a presença de devotos, ex-festeiros, cavaleiros e carros de boi, a Entrada dos Palmitos neste sábado (27) tem um apêndice farto no cardápio popular e folclórico: a comunhão do alimento durante o Afogadão do Povo, um almoço gratuito servido a todos os que forem até o páteo da quermesse, no Mogilar, por volta das […]

27 de maio de 2023

Reportagem de: O Diário

Com a presença de devotos, ex-festeiros, cavaleiros e carros de boi, a Entrada dos Palmitos neste sábado (27) tem um apêndice farto no cardápio popular e folclórico: a comunhão do alimento durante o Afogadão do Povo, um almoço gratuito servido a todos os que forem até o páteo da quermesse, no Mogilar, por volta das 12 h, após o término do cortejo na região central. A previsão é servir 7 mil pessoas.

O afogado é um prato típico da culinária caipira e da festa mogiano, um ensopadão feito de carne e legumes, tendo a união de temperos e o tempo de cozimento como passos para a entrega de um prato saboroso, colorido, de composição única.

Na quermesse, o prato individual custa R$ 28. Mas, neste sábado ele é servido gratuitamente, sendo que é recomendável levar o talhar e o prato. 

Tradição antiga da Festa do Divino que se qualifica pelos pedidos por alimento e fartura durante todo o ano, a entrega da comida lembra o tempo antigo quando, neste evento, o povo faminto era alimentado pelos senhores de escravos e os mais ricos no Brasil colônia.

Essa manifestação religiosa e folclórica é herança portuguesa incorporada ao calendário do País, numa época em que a fome – como ainda hoje, atingia a maior parcela da população. Em Portugal, a Festa do Divino é legado da princesa Isabel, que mandou construir a igreja do Espírito Santo, em Alenquer. Em Mogi das Cruzes, a festa resiste há 410 anos, segundo registros antigos sobre a realização do festim.

Há uma mobilização para que o festejo mogiano seja considerado um patrimônio imaterial do Brasil (leia mais aqui).

Em Mogi das Cruzes, o afogadão é preparado por voluntários, num ritual gastronômico que há alguns anos foi instituído para servir os cavaleiros e os devotos ao final da Entrada dos Palmitos.

De volta

A algumas horas do final, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes conseguiu, neste ano, acabar com o jejum vivido desde 2019, quando foi realizada o último evento com a programação completa.

Hoje, a Entrada dos Palmitos terá significado especial: o retorno do cortejo completo com todas as suas representatividades e tradições. Em 2020, não houve a realização da Entrada dos Palmitos. Em 2021 e 2022, ela ocorreu em forma de carreata. No ano passado, feito um minicortejo, saindo da Praça do Rosário até à Catedral de Sant´Ana, com a participação dos grupos folclóricos (congada e Moçambique).

“Será uma Entrada dos Palmitos cheia de significados, com um cortejo completo e todas as suas tradições. As pessoas estão mais sensíveis na sua fé. E estamos pedindo que os devotos façam suas homenagens aos entes falecidos, neste período, e participem em memória aos que já não estão mais aqui, mas que iam assistir ao cortejo acomodados em algum canto da extensão da via. Contamos com a presença maciça dos fiéis. Será um momento marcante ”, diz o coordenador da Entrada dos Palmitos, Glauco Ricciele.   

Outro destaque esperado é a presença dos seguintes grupos folclóricos participantes da Entrada dos Palmitos

Congada de Santa Efigênia
Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida
Congada Divino Espírito Santo
Congada São Benedito do Conjunto Santo Ângelo
Congada São Benedito Coração de César
Moçambique São Benedito/São Benedito de Jesus/Nossa Senhora do Rosário

A receita do Afogado

Não vai à quermesse (que acontece hoje e amanhã) mas gostaria de desfrutar do prato típico? Veja, a seguir, a receita do preparo de nível  simples à moda do chef André França (Fonte: TV Diário – Programa Mais Diário)

Ingredientes para o Afogado

200ml de óleo de soja
3kg de carne bovina (acém)
1 cabeça de alho
4 cebolas médias
3kg de tomate
4 unidades de pimentão
1/2kg de jiló
4 talos de salsão
1 maço de salsinha
5 folhas de manjericão
3 folhas de louro
12 batatas médias
Pimenta do reino branca a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa panela de ferro grande, com 200ml de óleo de soja, junte 3kg de carne bovina (acém), refogue bem até dourar, mais ou menos uns 40 minutos.
Adicione 1 cabeça de alho, 3kg de tomate, 4 cebolas médias, 4 unidades de pimentão, 1/2kg de jiló, 4 talos de salsão, 1 maço de salsinha, Pimenta do reino branca a gosto e as 5 folhas de manjericão.
Acrescente água, cozinhe até a carne ficar macia e depois acrescente as batata.

 

Veja Também