Filme nacional, sobre maternidade, sobre a força da mulher e sobre o Brasil contemporâneo será exibido às 19 horas, dentro da programação do Nitrato Cineclube
O trailer do filme está disponível neste link: https://vimeo.com/700555689 (Divulgação)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Filme nacional, sobre maternidade, sobre a força da mulher e sobre o Brasil contemporâneo será exibido às 19 horas, dentro da programação do Nitrato Cineclube
O trailer do filme está disponível neste link: https://vimeo.com/700555689 (Divulgação)
O Severina Café e Arte tem sido palco de muitas atrações culturais, como O Diário já mostrou em reportagem especial. Uma delas é o Nitrato Cineclube, parceria da casa com o Atelier do Olhar. E na sessão desta quinta-feira (27) o filme exibido gratuitamente, às 19 horas, será ‘A Felicidade das Coisas’, nacional, sobre maternidade, sobre a força da mulher e sobre o Brasil contemporâneo.
Na tela, o público acompanhará a história de Paula, que “sonha em construir uma piscina para os filhos na sua modesta casa de praia”. Mas “quando os planos se desfazem por conta de problemas financeiros, ela se vê cada vez mais sufocada pelo peso das responsabilidades”.
Produção da Filmes de Plástico e coprodução da Lira Cinematográfica, com 87 minutos, este é o primeiro longa-metragem da diretora e roteirista Thais Fujinaga.
Gravada em Caraguatatuba, a produção mostra uma família em sua casa de praia: uma mulher, sua mãe e seu casal de filhos.
No material de divulgação divulgado a O Diário, consta que “a ausência do marido é um ponto fundamental na ação, pois o filme se fixa nas angústias da protagonista de lidar com situações delicadas e cotidianas que se acumulam e a afligem crescentemente”.
E tudo isso é apresentado ao espectador em um cenário composto por experiências pessoais mescladas à imaginação da diretora, que “faz analogias entre os acontecimentos mais concretos do filme com a situação do Brasil num delicado momento de impacto político”.
Thais Fujinaga, que tem premiada carreira como cineasta, tendo escrito e dirigido os curtasmetragens 'A Visita' (2009), 'L' (2011) e 'Os Irmãos Mai' (2013), além de ter sido roteirista em 'A Cidade onde Envelheço' (Marília Rocha, 2016) e na série 'Onisciente' (Netflix, 2020), “mergulha no íntimo de duas mulheres adultas e na relação crescente das crianças com os ambientes e pessoas que as cercam”.
Todas estas temáticas presentes em ‘A Felicidade das Coisas’ fazem com que o filme se encaixe como uma luva na proposta do Nitrato Cineclube, que é “exibir filmes que promovam reflexões importantes sobre nossa sociedade e os tempos atuais”.
Quem explica é o curador da programação, Ernesto Stock. “A ideia do Nitrato, que já teve algumas sessões, é promover a reflexão sobre temas pertinentes a sociedade contemporânea, promovendo um espaço de discussão e de exibição de filmes que promovam temas interessantes. Por conta disso, no final sempre rola uma conversa sobre o que acabamos de ver”, conta ele, que adianta: haverá “bate-papo sobre a questão do feminino e maternidade no Brasil contemporâneo, o que o filme aborda de maneira delicada e muito poderosa”.
Serviço
O quê? Exibição de ‘A Felicidade das Coisas’
Quando? Hoje - Quinta-feira (27), às 19 horas
Onde? Severina Café e Arte
Quanto? Gratuito
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .