INFORMAÇÃO

Cuidados com a campanha para vereador (Final)

Administrar o tempo é algo fundamental na busca pelos votos

A preocupação permanente com o tempo é algo que deve estar presente no dia a dia do candidato a vereador que deseja ter sucesso em sua empreitada eleitoral. “A falta de entendimento do tempo pode ajudar a afundar uma campanha”, alerta o professor e consultor de Comunicação Política especializado em campanhas eleitorais, Marcelo Vitorino. Ao falar sobre o assunto, ele começa lembrando frases comumente usadas ao final de eleições, como “se o candidato tivesse mais uma semana, ele estaria eleito”, ou “se ele tivesse começado a campanha uma semana mais cedo, não teria perdido”. A administração do tempo é muito importante, diz o consultor. E ressalta que o entendimento sobre o tempo é diferente para quem vem do mundo corporativo e para quem milita no mundo político. Ao administrar uma campanha, ele diz que coloca em seu celular contagens regressivas para as principais datas, como o dia da convenção, dia do lançamento da candidatura, para as semanas da campanha. “Tenho contagem regressiva para tudo. Por quê? Para manter o meu cérebro ligado de que o tempo está passado. Um dia em que você deixa de trabalhar na campanha eleitoral é um tempo perdido, pois o tempo que você dispõe para fazer a campanha é o mesmo que seu adversário tem.” E ele conta, então, a história dos dois amigos que estavam perdidos na selva, quando resolveram tomar um banho de rio e notaram que um leão se aproximava. Um se afobou, desesperou-se, sem saber o que iria acontecer, enquanto o outro, calmamente, procurou calçar seus sapatos. O companheiro quis saber por que o interesse em colocar os sapatos, afinal, o leão se aproximava e ambos fatalmente seriam devorados. “Afinal, esse sapato não fará você correr mais rápido que o leão!”- disse. E foi então que o mais calmo respondeu: “Eu não preciso correr mais do que o leão. Eu só preciso correr mais do que você!” E é assim que funciona a campanha eleitoral, na visão do consultor. O candidato não precisa correr mais que o leão; precisa correr mais que seu adversário. “O dia que você deixou para trás, seu adversário aproveitou. E esse tempo poderá lhe fazer falta lá na frente, como já fez para muita gente”, garante.

Novo canal

A partir de hoje, a TV Câmara de Mogi deixará o Canal 60.2 e passará a ser sintonizada no Canal 3.2 UHF. A mudança se deve à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que autorizou a alteração para tornar o canal digital na faixa entre os números 1 e 14. Segundo o engenheiro Marcelo Monteiro, especialista em telecomunicações, não haverá necessidade de se utilizar o sistema de busca automática dos aparelhos de televisão para reposicionar o novo canal da TV Câmara. Bastará ao telespectador acionar o 3.2 em lugar do 60.2.

Luto

Foi sepultado, ontem à tarde, no Cemitério São Salvador, em Mogi, o corpo de Walter Rodrigues de Andrade, que faleceu, pela manhã, aos 84 anos, no Hospital da Luz, na Capital, vítima de câncer no fígado, descoberto há menos de um mês. Teve quatro filhos, cinco netos e cinco bisnetos. Natural de Presidente Prudente, ele estava em Mogi há mais de 40 anos, tendo atuado como gerente de lojas e também da antiga Rádio Diário de Mogi. Nos últimos anos, apresentava o programa de entrevistas “Sala de Visitas”, na emissora de tevê a cabo, a SWTV. Era ligado à Loja Maçônica Cruzeiro do Itapeti e Acampamento dos Aprendizes.

Convenções

O PSDB abre a temporada de convenções municipais, no próximo sábado, dia 5 de setembro, entre 9 e 14 horas, no espaço da rua Gaspar Conqueiro, 925, na Vila Victória, já utilizado pelo partido na campanha eleitoral passada. Além de homologar as chapas de candidatos a prefeito (Marcus Melo), vice (ainda desconhecido) e vereadores, o PSDB deverá definir as coligações com 15 partidos políticos. E decidir ainda o nome da coligação e o sorteio dos números dos candidatos. Para reduzir custos e aproveitar a estrutura , outros partidos farão convenções em conjunto. Até ontem, PSL e PV iriam participar.

Basquete

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social e de Esportes estão atuando junto a empresas mogianas para manter um time de basquete competitivo na cidade. Tal projeto garante, anualmente, cerca de 100 empregos diretos e indiretos e movimenta em torno de R$ 2,5 milhões em serviços, como hospedagem, alimentação, artigos esportivos, entre outros. A meta do trabalho é assegurar a permanência dos atuais patrocinadores e a vinda de outros.

Frase

Você está começando a ficar velho quando, depois de passar uma noite fora, tem que passar dois dias dentro.

Millôr Fernandes (1923-2012), desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro


Deixe seu comentário