INFORMAÇÃO

Crise no PTB: o presidente renuncia antes da convenção

Jair Araújo não concordou com os rumos do partido ditados por instâncias superiores

Em nota divulgada ontem, pela manhã, algumas horas antes da convenção do partido, o advogado Jair Araújo, comunicou sua renúncia do cargo de presidente da Comissão Provisória do PTB de Mogi das Cruzes. A notícia foi encaminhada diretamente ao presidente estadual do partido, o deputado Campos Machado. O mogiano atribuiu sua saída ao fato de o Diretório Estadual haver optado por “apoiar um candidato a prefeito da cidade divergente de nossa visão política.” Araújo solicitou ainda que fossem tomadas as “providências necessárias para eficácia do ato jurídico.” Jair Araújo não foi encontrado pela coluna para comentar o assunto, mas o vereador Taubaté Guimarães, único representante do partido na Câmara, disse que a saída do presidente se deveu a uma ameaça de intervenção na agremiação para que o PTB viesse a apoiar o candidato do Podemos, Caio Cunha, enquanto Jair Araújo, Taubaté e outros defendiam o apoio à candidatura à reeleição do prefeito Marcus Melo (PSDB). Tal decisão teria sido comunicada ao presidente municipal há cerca de 10 dias. Jair teria tentado mudar a posição do partido junto ao presidente estadual, mas, segundo Taubaté, a ordem para dar apoio ao Podemos teria partido do Diretório Nacional, onde quem manda é Roberto Jefferson, um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro e antigo inimigo político do ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR), cujo partido integra o leque de apoios a Marcus Melo. Também foi aventada a hipótese da proximidade com o PSDB de João Doria ter sido vetada pelo bolsonarismo. Segundo Taubaté, o partido está vivendo um clima de “balbúrida total” na cidade, já que não existe sequer chapa de vereadores para ser apresentada durante a convenção, a qual foi realizada, ontem à noite. A notícia pegou todo mundo de surpresa já que até pouco tempo, Jair Araújo fazia questão de exibir mensagens de apoio do presidente estadual, Campos Machado, a ele. Isso aconteceu quando Araújo torpedeava o ex-deputado Gondim Teixeira, levando-o a deixar o partido. Agora, o PTB não tem sequer candidatos a vereador. Os que haviam sido anteriormente arregimentados, segundo Taubaté, acabaram indo para outros partidos durante a pandemia.

Novo baque

A campanha eleitoral que começava a engrenar na cidade, depois de muitas indefinições de partidos, pandemia e desinteresse da população, recebeu uma verdadeira ducha de água fria com as denúncias do Ministério Público que resultaram nas prisões de vereadores, empresários e assessores da cidade. Experientes observadores da política local garantem que essa junção de fatos pode ter levado muito candidato a desistir do pleito, em plena reta final das convenções.

Derradeiras

No último dia para realização de convenções, o PP realiza a sua, às 19 horas de hoje, na avenida Antonio Nascimento e Costa, 287, sala 3, na Vila Oliveira. Vai apoiar Marcus Melo. Pelo aplicativo Zoom, a Rede também decide sua chapa de vereadores e apoio a candidato não divulgado até ontem à tarde. Por fim, em meio a uma crise de identidade, o Patriota decide se lança a candidatura de Andreia Diniz a prefeita, em convenção por videoconferência.

Visitas

O prefeito Marcus Melo mantém o calendário de visitas a indústrias da cidade, iniciado nos primeiros meses de seu governo. Acompanhado de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Simei Baldani e Claudio Costa, ele estará hoje nas sedes da Nachi e Magno Peças, no distrito de César de Souza.

Live da Banda

E para quem ainda tinha dúvidas sobre a modernidade da Lira São José Operário, do bairro do Mogilar, aqui vai mais uma notícia de sua atual fase. Depois de ganhar perfil no Instagram, a banda vai realizar sua primeira live. A apresentação será nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 20 horas e poderá ser acompanhada pelo endereço: www.facebook.com/tvmogi.

Frase

A maior corrupção se acha onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza.

José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), foi um naturalista, estadista e poeta luso-brasileiro


Deixe seu comentário