Entrar
Perfil
Conteúdo de Marca

Outubro Rosa lembra a mulher da importância dos exames periódicos

No chek-up rosa do Sancet, que tem unidades em Mogi e no Alto Tietê, pacientes podem fazer exames que incluem a mama, os ovários e o colo do útero.

Da Reportagem
21/10/2022 às 10:31.
Atualizado em 21/10/2022 às 10:37

Campanha visa conscientizar mulher para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e de colo do útero (Reprodução - Unsplash)

Neste mês, o Outubro Rosa vem para alertar as mulheres da importância dos exames periódicos, com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Recentemente, a campanha incluiu também a conscientização sobre o câncer de colo do útero. Nos seios, além do autoexame e da mamografia, é possível fazer análises laboratoriais, assim como para o colo do útero.

O Sancet Medicina Diagnóstica criou, então, o “check-up rosa”, onde estão incluídos diversos exames importantes para a saúde da mulher. Dentro deste pacote, estão análises voltadas para as mamas e colo do útero, mas também o endométrio, o ovário e o reto.

“A campanha do Outubro Rosa é muito importante para orientar e alertar as mulheres para essas doenças. Hoje, ela não fica apenas no câncer de mama, aproveitamos para falar também sobre o câncer de colo do útero. Nós criamos esse check-up rosa, mas também sempre orientamos que as mulheres façam o Papanicolau pelo menos uma vez ao ano”, explica Sarah Marques, que é assessora científica do Sancet e biomédica.

Entre os exames realizados nesse pacote estão três marcadores tumorais, sendo eles o CEA, CA15.3 e CA19.9. Todos eles são específicos para as regiões da mama, ovário e endométrio e são feitos pela coleta de sangue comum, que a paciente faz em jejum. Também é feito um hemograma, já que nele é possível identificar algum tipo de inflamação ou infecção.

“Esses exames são fundamentais para a saúde da mulher, porque são doenças que o quanto antes forem descobertas, maiores são as chances de um tratamento eficaz e da cura”, ressalta Sarah.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por