Entrar
Perfil
Conteúdo de marca

Entenda a importância da gestão financeira para pequenas e médias empresas

Saiba mais sobre gestão empresarial e financeira e BPO

Da reportagem
15/09/2022 às 18:03.
Atualizado em 18/09/2022 às 10:12

Gestão financeira (Reprodução Pixabay)

Devido ao seu papel significativo na criação de novos empregos, aumento do PIB, empreendedorismo e inovação, as pequenas e médias empresas são reconhecidas como um importante motor do crescimento socioeconômico do país. Entretanto, os resultados obtidos por esses negócios, muitas vezes, encontram um obstáculo interno que limita o desenvolvimento e o crescimento do negócio: uma má administração financeira.

Como boa parte dos negócios de pequeno e médio porte é constituída por operações familiares, há uma dificuldade inerente à profissionalização e modernização da administração financeira dessas organizações. No entanto, esse é um desalinhamento que precisa ser resolvido.

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

A administração financeira é uma das principais áreas de gestão das organizações, devido ao seu papel vital na sobrevivência e crescimento da empresa.

Felizmente, melhorar a administração financeira do seu negócio não depende da sorte. Quanto mais você entender os desafios e pontos de atenção comuns a esse tipo de empreendimento, melhor poderá aprender a gerenciar e a otimizar.

Podemos definir a gestão financeira como a capacidade de tomar boas decisões para cuidar melhor do dinheiro de uma empresa.

No caso das pequenas empresas, o próprio empreendedor muitas vezes é centralizador e acaba sendo o responsável por fazer tudo. Ou, então, ele prefere ter uma pessoa de confiança para ser seu braço-direito. O foco está sempre na realização de atividades operacionais.

Já empresas maiores costumam ter um time mais robusto, mas que sem as ferramentas certas se tornará tão improdutivo quanto o empreendedor solitário.

De uma pequena startup a uma grande multinacional, o objetivo de toda empresa é o lucro. No entanto, não basta bater todas as metas e ter dinheiro em caixa.

Sem uma administração financeira estratégica, apoiada pela tecnologia adequado ao negócio, dificilmente um gestor financeiro terá uma base sólida para colocar a empresa no caminho certo.

A Consultoria em Gestão leva um especialista na área financeira para opinar diretamente sobre ela enquanto aplicada dentro da empresa. Seu objetivo principal é aprimorar as tarefas, indicando o que é o melhor para a empresa.

Saiba mais (Reprodução)

BPO FINANCEIRO

Outro produto que se destaca como inovador são os serviços de terceirização dos processos financeiros e administrativos do cliente, no todo ou em parte, o chamado BPO financeiro.

O BPO (Terceirização) financeiro, consiste em uma transferência de funções que até então seriam internas, para profissionais que estão aptos a realizá-las em nome da sua organização. Essa, acaba sendo uma ótima opção para aumento direto da produtividade do seu negócio além de reduzir custos com processos que são feitos internamente, garantindo informações com maior qualidade e agilidade.

O público alvo para oferta do BPO financeiro, são as pequenas e médias empresas, onde é comum a cultura de realizarem essas atividades de forma bastante amadora, ou seja, mais preocupados em fazer, do que como fazer e da qualidade com que fazem. Além disso, a análise dos resultados e do fluxo de caixa é totalmente deixada de lado.

TECNOLOGIA

Preparar planilhas não gera nenhum valor estratégico para a empresa, ao contrário, oferece grandes riscos. O trabalho manual também coloca em xeque a continuidade dos processos.  E, no final do dia, cometer erros na área financeira ou alocar tempo em tarefas improdutivas é a mesma coisa que perder dinheiro.

A transformação digital chegou para ficar em todas as áreas do mercado. Para o setor financeiro, isso pode significar tirar uma grande responsabilidade da mão do empreendedor.

Com a automação da área financeira, não se perde mais um tempo valioso atualizando planilhas, e ganha-se a segurança e a facilidade que podem acabar fazendo diferença no futuro da própria empresa.

Trabalhando com a plataforma financeira integrada ao software contábil, seja de maneira online ou não, os ganhos são enormes, pois toda parte financeira já estará automaticamente contabilizada.

E não importa o tamanho da empresa - seja grande ou pequena, negócios de todos os segmentos têm reconhecido a importância de abandonar os processos manuais e repetitivos em troca de softwares que centralizam, organizam e integram todas as informações.

GESTÃO INDUSTRIAL

Na indústria o conjunto de técnicas e ferramentas que visam melhorar fluxos financeiros de materiais e dados é chamado de gestão industrial.

A Consultoria em Gestão Industrial é desenvolvida com passos bem definidos e estruturados de forma a implementar um modelo de gestão industrial robusto que proporcione avanços sistemáticos de seus processos, eliminando o risco de que medidas de melhoria sejam implantadas e depois perdidas ao longo tempo.

Nesse sentido, ela é utilizada para obter maior dinâmica produtiva, com foco na identificação de gargalos e implementação de melhorias, tendo como base informações bem estruturadas e confiáveis.

É por isso que a gestão industrial permite a redução de custos. Com a diminuição de retrabalhos e desperdícios, o resultado é a eficiência nos fluxos de fabricação, sem gastos desnecessários.

VALUATION

Valuation é um termo muito utilizado no mercado para dar nome a técnica de avaliação de empresa, com a finalidade de estimar o seu preço justo.

M&A – FUSÕES e AQUISIÇÕES

Em diferentes estágios, as empresas prospectam a compra ou fusão com outras companhias, buscando a expansão de seus empreendimentos. Fusão é uma estratégia corporativa na qual duas ou mais empresas se juntam para formar uma nova empresa. Aquisição é quando uma empresa compra o controle acionário de outra.

Você Empreendedor/Investidor se identificou com os cenários e oportunidades acima? Fale com a Av Capital, somos o único ecossistema financeiro do Alto Tietê, especializado nessas e outras demandas. Na Av Capital você encontra tudo em um só lugar! (Banco Digital, Investimentos, Crédito, Seguros, Câmbio, Gestão Empresarial/Financeira/Industrial, BPO financeiro, Valuation, Fusões & Aquisições Contábil, Fiscal, Tributário Participações e Investimento Anjo).

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por