Entrar
Perfil
Conteúdo de marca

Conheça a história do Yuri, o mogiano que teve a vida transformada pelo esporte

O atleta Yuri Gabriel, mudou de vida ao frequentar o Centro de Artes Marciais Jackson Durães, onde se consagrou o mais novo campeão paulista de boxe, na categoria Cadete

Da reportagem
29/06/2022 às 11:19.
Atualizado em 29/06/2022 às 11:20

Yuri Gabriel (Divulgação - PMMC)

Com 16 anos, o atleta o mogiano Yuri Gabriel é a prova de que, em Mogi das Cruzes, o esporte vem transformando vidas. Aluno do Centro de Artes Marciais Jackson Durães, ele se tornou, neste recém-inaugurado equipamento no distrito de Jundiapeba, o mais novo campeão paulista de boxe, na categoria Cadete.

Atletas do Centro de Artes Marciais Jackson Durães (Divulgação - PMMC)

O local oferece diversas modalidades de lutas e artes marciais. No boxe, Yuri encontrou a força que precisava para deixar de ser um adolescente que brigava na escola e se tornar um esportista. Rumo ao profissional, ele hoje “tem um motivo para ser melhor” e quer “treinar para chegar às Olimpíadas”.

No documentário ‘O Esporte Transformando Vidas’ da série #NossasLutas, disponível no canal da Prefeitura de Mogi no YouTube, a avó de Yuri, Maria Gislene, conta a história dele. “Ele sempre foi atencioso comigo”, conta ela. Isso mesmo “quando o pai dele foi preso e o irmão estava preso”.

No entanto, apesar disso, houve uma fase em que Yuri era mais “estouradinho”. “Antigamente eu ficava bagunçando com os moleques na rua”, admite ele. O que o transformou, conta a mãe, Janaína, foi o boxe.

“O professor deu muito conselho, pegava muito no pé dele”, lembra ela, que o acompanha em dias de luta. “Acordo com ele, de madrugada. O levo até a quadra e não o deixo sozinho”.

Yuri diz que, além da prática do esporte em si, o Centro de Artes Marciais Jackson Durães favoreceu a mudança. “Com aquele espaço lá a gente se sente realizado né. Porque antes não tinha isso para a gente treinar”.

Yuri Gabriel mudou de vida ao frequentar o Centro de Artes Marciais Jackson Durães (Divulgação - PMMC)

É por isso, que, no dia 1º de maio, durante a final do campeonato paulista, quando ele ouviu que era vencedor por unanimidade, não reparou nos aplausos e gritos do público. A primeira reação, genuína, foi abraçar o adversário. A segunda, manifestar gratidão.

“Eu só tenho a agradecer todo mundo aqui. Porque a AMEES (Associação Mogiana de Esporte e Educação Solidária) é que nem os professores falam. Ela está aqui para mudar vidas”.

Yuri Gabriel é um exemplo. Mas há muitos outros. No vídeo produzido pela Prefeitura, é possível ver pessoas de todas as cores e idades se exercitando. Uma delas é Grace Kelly, que considera o equipamento esportivo de Jundiapeba um “paraíso”.

Outros depoimentos estão no vídeo, que deixa claro haver muitas histórias desenvolvidas no Centro de Artes Marciais Jackson Durães.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por