MENU
BUSCAR
ARTIGO

O pós-pandemia nos municípios paulistas

Marco VinholiPublicado em 12/04/2021 às 18:34Atualizado há 30 dias

 Sabemos que no contexto futuro de pós-pandemia, havendo perda de emprego, de renda ou mesmo redução significativa desta última, certamente haverá maior demanda por creches e escolas públicas nos municípios paulistas. Evasão escolar também deve entrar no horizonte. Sem falar que a saúde prevê aumento no número de pessoas com complicações das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), por negligência na prevenção e no tratamento durante a pandemia.

Prevê-se, ainda, número crescente de gestantes com problemas por falta de cuidado pré-natal adequado. Tampouco estará fora de foco no período que virá após a superação da Covid-19 possível incremento na violência urbana. 

Levando em consideração tais possibilidades concretas, a SDR tem intensificado o diálogo com as prefeituras dos 645 municípios paulistas no sentido de refletir e planejar o período pós-pandemia. São questões graves e urgentes que precisam de respostas.  

Sem reflexão aprofundada e sem um planejamento adequado, não há como propor ações assertivas. Por isso, é importante que todos os municípios participem do Programa Parcerias Municipais, desenvolvido justamente para apoiá-los no enfrentamento destes desafios. 

Em um cenário de retomada e aumento da demanda por serviços públicos, o programa auxiliará os municípios no novo contexto de regularidade que se consolidará no período de pós-pandemia, o chamado “novo normal”. Criado em 2019 pela Pasta que dirijo, o programa disponibiliza ferramentas para os 645 municípios programarem ações e melhorias de políticas públicas voltadas a Educação, Saúde, Segurança, e Emprego e Renda. 

Os gestores municipais têm à disposição no programa experiências e boas ações realizadas em todo o globo. Ele oferece informações relevantes para os gestores municipais tomarem as melhores decisões.  Organiza e reúne os dados dos municípios para mostrar quais os maiores problemas existentes nas principais áreas estratégicas, e encontrar ações que possam solucioná-los. Confira em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/. 

Marco Vinholi é secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo

ÚLTIMAS DE Colunistas