MENU
BUSCAR
ARTIGO

Cidadãos honestos e a dignidade

"A culpa está em muitos segmentos da sociedade. E como se o brasil tivesse passado por uma guerra e tudo tivesse sido destruído. Quem são os culpados por essa situação? os maiores culpados dão os maus exemplos"

Olavo Arruda CâmaraPublicado em 14/07/2021 às 19:32Atualizado há 14 dias

Que vergonha! Ser brasileiro é muito bom quando pensamos num país com dimensões continentais, a maior reserva de água doce do mundo, florestas, recursos naturais, povo alegre e religioso (a maioria). Mas, temos o lado negativo que é o domínio dos cofres da nação, das unidades federativas e dos municípios pelos ladrões nobres.  

Não vamos falar em corrupção, mas sim, no grande desafio que é resgatar a dignidade “em todos os quadrantes” desdea revelada durante o exercício do poder até as classes mais humildes.

Os cidadãos politizados e que buscam o bem da nação devem servir de exemplos, fazer contestações e oferecer sugestões. Programar lutas sociais para descobrir pessoas dignas que possam exercer mandatos políticos com honestidade. Eis o maior desafio da sociedade brasileira. 

A cada minuto as pessoas conscientes se enlouquecem devido aos acontecimentos desesperadores que são notados no nosso dia a dia: desempregos, maldades, crimes de toda ordem, estupros, roubos, furtos e maus exemplos das classes dominantes. O povo brasileiro também tem culpa. 

Em grande maioria, os cidadãos são “malandros e oportunistas” e agem na vida em sociedade “tal quais os nossos falsos lideres e políticos”. Que país é este?

 Quando se sai de casa para trabalhar, estudar ou se divertir, os familiares que permanecem em casa, rezam, oram e não dormem, aguardando aqueles que estão fora do lar retornem com brevidade. Por quê? Muitos  não retornam  porque acabam sendo vítimas da violência, assaltos, sequestros e assassinatos. 

O Brasil acaba de revelar a sua situação carcerária. Uma vergonha. O que os outros povos e países estarão pensando da nossa terra que prega ordem e progresso? 

A culpa está em muitos segmentos da sociedade. É como se o Brasil tivesse passado por uma guerra e tudo tivesse sido destruído. Como resgatar a dignidade das famílias, das instituições e dos governantes? Quem são os culpados da situação em que vivemos no momento? Todos, mas os maiores culpados são aqueles que dão maus exemplos, governam para si, se enlouqueceram pelo poder e se apoderaram do erário. 

Mas, se você caro leitor se considera um cidadão honesto dê a sua contribuição para resgatar a dignidade do povo brasileiro. Não perca a esperança. Um dia as mudanças surgirão. 

Governar deveria ser um ato de nobreza. Quem governa deveria se orgulhar ao ver um país desenvolvido, educado e rico. 

Olavo Arruda Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política.

ÚLTIMAS DE Colunistas