Entrar
Perfil
ABSURDO

Vigilância Sanitária fecha casa de recuperação clandestina em Suzano

De acordo com a prefeitura, a casa era alvo de denúncias de maus-tratos praticados pelos funcionários contra as pacientes; o local não possuía alvará de funcionamento

O Diário
06/08/2022 às 16:02.
Atualizado em 06/08/2022 às 16:03

A ação da Vigilância Sanitária aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), em Suzano (Crédito: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
ABSURDO

Vigilância Sanitária fecha casa de recuperação clandestina em Suzano

De acordo com a prefeitura, a casa era alvo de denúncias de maus-tratos praticados pelos funcionários contra as pacientes; o local não possuía alvará de funcionamento

O Diário
06/08/2022 às 16:02.
Atualizado em 06/08/2022 às 16:03

A ação da Vigilância Sanitária aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), em Suzano (Crédito: Wanderley Costa/Secop Suzano)

A Vigilância Sanitária de Suzano fechou nesta sexta-feira (5) uma casa de recuperação que funcionava de maneira clandestina no bairro Chácara Nossa Senhora Aparecida II, no distrito de Palmeiras. Segundo a prefeitura, havia 21 mulheres em tratamento de saúde mental ou contra as drogas no local que não apresentava alvará de funcionamento, além de manter as pacientes em más condições de higiene.

O espaço também foi alvo de denuncias de maus-tratos praticados por funcionários, de acordo com informações do portal de notícias G1.

A ação aconteceu com o apoio da 8ª Promotoria de Justiça e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano.

A Promotoria de Justiça de Suzano, por meio de uma representante, acompanhou toda a ação e entrevistou as mulheres. Após a interdição feita pela Vigilância Sanitária, o Ministério Público irá solicitar uma abertura de inquérito junto à Polícia Civil para investigar os supostos crimes cometidos no local. Posteriormente, a denúncia será enviada à Justiça, apurou o G1.

Remédios de tarja preta sem receitas foram apreendidos durante a ação (Crédito: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Privação de alimentação, agressões, um cômodo separado como “quarto de castigo” e até distribuição de cigarros falsos para acalmar as pacientes são parte dos comportamentos relatados. Sem as receitas para uso, remédios de tarja preta também foram itens encontrados e apreendidos no local.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, providencias já estão sendo tomadas para que elas tenham um cuidado inicial, pela Prefeitura de Suzano, até serem entregues a parentes. Enquanto isso, ele também informou que a casa de repouso ficará interditada por tempo indeterminado.

Em apuração feita pelo portal de notícias, as famílias das pacientes pagavam mensalmente aproximadamente R$ 1 mil para os tratamentos na suposta casa de repouso. Algumas das mulheres entrevistadas durante a ação apresentavam hematomas no corpo e passarão por um exame de corpo de delito.

Uma lista com os dados dos responsáveis pelas mulheres será disponibilizada para que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social possa entrar em contato e devolver a pessoa ao convívio familiar.

De acordo com a administração municipal, a construção fica sobre um terreno íngreme, com seis quartos mobiliados com beliches e treliches, ou mesmo com colchão no chão para as mulheres dormirem.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por