MENU
BUSCAR
VENDAVAL

Ventos fortes derrubam árvores em pontos de Mogi das Cruzes

Dia amanheceu com fortes vendavais; quedas de árvores foram registradas no Mogilar e César de Souza

O Diário Publicado em 26/11/2021 às 15:30Atualizado há 2 meses
Foto: arquivo pessoal / Eduardo dos Santos
Foto: arquivo pessoal / Eduardo dos Santos

O tempo virou! Diversos pontos de Mogi das Cruzes amanheceram 'balançando' com fortes vendavais, que persistem até esta tarde, acompanhados de chuva fraca. 

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes recebeu a comunicação da queda de uma árvore na rua José Benedito Braga, no Mogilar. A ocorrência, de pequeno porte, foi atendida pela equipe de poda da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

A equipe da Pasta atendeu ainda uma solicitação referente a uma árvore na Escola Municipal Professora Guiomar Pinheiro Franco, em César de Souza. Já na praça Francisca de Campos Mello Freire, houve uma queda de um galho, que já foi retirado do local.

Cabe destacar que informações sobre quedas de árvores podem ser registradas pelo telefone 153 (Central Integrada de Emergências Públicas) ou pelo 199 (Defesa Civil).

Ventania passa de 100 km/h no Sul do Brasil

O aeroporto de Chapecó, cidade do oeste catarinense, registrou uma rajada com 115 km/h, às 19h15 desta quinta-feira (25). No fim da tarde, pouco antes das 18 horas, o aeroporto de Canoas, no sul do Rio Grande do Sul, teve rajada de 109 km/h, segundo informações do portal ClimaTempo. De acordo com o site a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul gerou a formação de uma forte linha de instabilidade 

Fique alerta:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo dá dicas sobre os vendavais, que tombam árvores, causam danos às plantações e derrubam a fiação, provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica e nas comunicações telefônicas. Os ventos também podem danificar habitações mal construídas ou mal situadas e provocar destelhamento em edificações. Confira! 

Em casos extremos, que fazer durante:

Procure um abrigo seguro, evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis;

Mantenha distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes;

Não realize trabalhos com andaimes e encaixes metálicos;

Se estiver dirigindo, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

O que fazer depois:

Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das vias;

Não mexa com cabos de rede elétrica caídos. Comunique a Defesa Civil ou Bombeiros sobre esses perigos;

Ajude seus vizinhos. 

Temperatura

Após um início de semana de muito sol e céu azul, o tempo virou em Mogi, como mostrou matéria de O Diário. O clima 'feio' persiste nos próximos dias:

No sábado a temperatura deve chegar a 30° C, com mínima de 15°. Já no domingo a temperatura deve variar de 31° a 17°. 

Mas, na próxima segunda-feira (29) a previsão volta a apontar tempestades esparsas, em especial no período da tarde. O calor aumenta mais: a máxima prevista é de 32°C e minímina de 19°.  A tendência deve continuar ao longo da semana. 

Já na terça-feira (29), a máxima caí para 23° C com mínima de 16° C e mais previsões de tempestades. Confira a previsão

ÚLTIMAS DE Cidades