A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) anunciou que irá reduzir as ações no mercado educacional da Capital e focar a atuação no campus de Mogi das Cruzes, onde foi fundada em 1962, pelo ex-prefeito Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo (1926-2020).

A instituição afirma que está redimensionando suas atividades, e que uma operação envolvendo o Campus Vila-Lobos, localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo, “em nada muda” o funcionamento dos cursos e outros projetos desenvolvidos em Mogi das Cruzes.

“É importante destacar que a operação não envolve em nada o campus sede, em Mogi das Cruzes, muito menos a UMC, como instituição de ensino, e que essa ação integra o Plano Estratégico de Ensino de 2021 e reforça a vocação da UMC de sua atuação na região do Alto Tietê”, diz em nota.

Essa mesma informação foi detalhada em um comunicado aos colaboradores da universidade instalada no Centro Cívico, que oferece cursos tradicionais, como os de Medicina e Odontologia, e está a caminho de completar 60 anos. 

Os esclarecimentos dizem respeito a uma parceria firmada com a Universidade Cruzeiro do Sul, que passou a ocupar uma parte do espaço físico do campus Villa-Lobos. 

Também em nota encaminhada a O Diário, a Cruzeiro do Sul esclarece que “passou a ocupar parte do espaço físico do campus Villa-Lobos e não a operação local da UMC, sendo este mais um endereço a contemplar um campus da Universidade Cruzeiro do Sul. As operações irão coexistir no campus até a conclusão dos cursos em andamento da referida Instituição”. Essa operação, não envolve o campus mogiano e nem a instituição a UMC, reforça o comunicado.

Profissões do futuro

Fundada por Manoel Bezerra de Melo, falecido neste ano, a UMC está ligada ao ensino superior desde 1962, quando foi criada e projetou o nome da cidade ao atrair e formar milhares de estudantes de diferentes estados brasileiros. 

Há alguns dias, a instituição lançou a campanha “Em 2021, uma UMC do século XXI” e apresentou um método de ensino que será desenvolvido, focado nas profissões do futuro. 

Na apresentação do programa, o professor Cláudio José Alves de Brito, pró-reitor Acadêmico e Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, destacou que “o modelo acadêmico da UMC irá desenvolver as habilidades e aptidões que preparem os estudantes para exercerem as profissões do futuro de forma multiprofissional, esse é o mercado atual de trabalho”.