A implantação do parque ocorreu de forma a estimular a conexão com a natureza, favorecendo o brincar autônomo e criativo, desenvolvendo trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário feitos com elementos naturais
A implantação do Parque Naturalizado foi um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância (Foto: divulgação / PMMC)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
A implantação do parque ocorreu de forma a estimular a conexão com a natureza, favorecendo o brincar autônomo e criativo, desenvolvendo trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário feitos com elementos naturais
A implantação do Parque Naturalizado foi um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância (Foto: divulgação / PMMC)
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou na manhã deste sábado (1º) o Parque Naturalizado, no Jardim Planalto. Segundo a Administração, o espaço faz parte das ações da Prefeitura voltadas à primeira infância e é desenvolvido principalmente a partir de elementos naturais, repleto de possibilidades de interação, exploração e criação. "O objetivo é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto", trouxe em nota.
“Sábado de muito trabalho e conquistas para a nossa gloriosa Mogi. Realizamos mais uma entrega que traz qualidade de vida e lazer às famílias mogianas, aqui no Jardim Planalto. O Parque Natu é um parque naturalizado, feito com materiais reaproveitados da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal. Baixo custo e grande impacto. Antigamente a área era ocupada por entulhos e oferecia risco ao moradores. Hoje, podemos ver as crianças brincando em mais de 1.900 metros quadrados, além da quadra que foi reformada para a prática esportiva. Dos bairros para o centro, é assim que a gente trabalha. Dignidade, pertencimento e qualidade de vida chegando a cada rua, a cada bairro de Mogi. Vamos pra cima!”, afirmou o prefeito Caio Cunha, que esteve no evento ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler.
A implantação do Parque Naturalizado foi um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância e que contou com uma atuação em grupo, incluindo ações das secretarias municipais de Urbanismo, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão Estratégica.
O local escolhido para a implantação do Parque Naturalizado situa-se entre os bairros do Jardim Planalto, Jardim Aeroporto, Jardim Santa Tereza, Jardim Esperança e Jardim dos Amarais, atendendo todos os moradores desses bairros.
Os vereadores Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira, o Edinho, Eduardo Ota e Osvaldo Antonio da Silva, o Pastor Osvaldo compareceram ao evento, assim como os secretários municipais Claudio Rodrigues de Faria (Urbanismo), Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica), Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal), Patrícia Helen Gomes dos Santos (Educação), Carlos Lothar (Habitação) e Kelen Chacon (Comitê da Primeira Infância).
O parque possui 8 mil metros de área total e foi dividido em zonas: a 1, com 3,6 mil metros quadrados, possui espaços de convívio, da terceira idade, da primeiríssima infância e de aventura. Já a zona 2 possui 2,5 mil metros quadrados e conta com área de convívio e um espaço que abriga uma quadra que foi totalmente reestruturada com a implantação de fechamento em alambrado. Todo o processo de implantação contou com uma intensa participação da comunidade, especialmente das crianças por meio da escuta sobre a proposta.
Natureza
A implantação do parque ocorreu de forma a estimular a conexão com a natureza, favorecendo o brincar autônomo e criativo, desenvolvendo trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário feitos com elementos naturais, como madeira proveniente de podas executadas na cidade, por exemplo. Além disso, o entorno do parque também recebeu melhorias, como troca de lâmpadas convencionais por LEDs, além de wi-fi gratuito.
Os parques naturalizados não trazem benefícios apenas para as crianças e seus cuidadores. Eles ajudam na regeneração dos ecossistemas urbanos, equilibram o microclima, melhoram a qualidade do ar, produzem sombra, frutas, ervas e outros alimentos além de contribuir com a drenagem das chuvas.
Todas essas ações são resultado da parceria entre o município e a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa responsável pela Urban95, iniciativa internacional que, no Brasil, reúne 23 municípios com ações focadas na Primeira Infância. Mogi das Cruzes faz parte do projeto desde julho de 2021, o que tem favorecido conexões com outras cidades, formações em diversas áreas e apoio institucional para novas oportunidades e desenvolvimento.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .