Todos os três hospitais estaduais do Alto Tietê estão com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 lotados, segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. A pasta anunciou mais 20 leitos para duas unidades, ainda essa semana.

O balanço divulgado, que considera a situação na tarde desta quarta-feira (6), mostra que os 38 leitos de UTI estavam em uso por pacientes em tratamento contra a Covid-19.

Atualmente, os leitos estão dispostos da seguinte maneira: 20 no hospital Luzia de Pinho Melo, 16 no Regional de Ferraz de Vasconcelos e dois no Santa Marcelina, de Iaquaquecetuba.

Também nesta quarta-feira, a pasta estadual divulgou que, ainda nesta semana, começa a abrir 30 leitos de UTI em três hospitais estaduais localizados em cidades do Alto Tietê e Guarulhos, para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A ampliação será de dez leitos em cada uma das unidades: Luzia de Pinho Melo, Regional de Ferraz de Vasconcelos e Padre Bento, em Guarulhos.

A Secretaria de Estado da Saúde garante também que mantém o monitoramento do cenário da Covid-19 em todas as regiões. Além disso, realiza análises técnicas para definir eventuais expansões, sempre com base nesse panorama e no planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário.

“É importante destacar que essas taxas variam com a oscilação no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, por exemplo”, diz a nota.