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TRÊS PEDÁGIOS!

Tarcísio quer pedágio em 2025. Mas não comenta manifestações contrárias

Enquanto secretário fala de cobrança de R$ 3,40 na Mogi-Dutra, governador diz que detalhes virão na audiência pública que, segundo ele, pode acontecer na região; disse ainda que os 3 pedágios previstos para Mogi são necessários; entidades aumentam pressão.

Fábio Palodette
05/08/2023 às 17:32.
Atualizado em 06/08/2023 às 15:20

Em Suzano, o governador Tarcísio de Freitas confirmou a possibilidade de instalar três pedágios em Mogi (Divulgação - Governo de SP)

A cobrança em três pontos de pedágio free flow previstos pelo Estado às portas de Mogi das Cruzes deve começar após 2025. A previsão foi dada na tarde deste sábado (5) pelo governador Tarcísio de Freitas (REP), que cumpriu agenda na região. Mais cedo, em Biritiba-Mirim ele alegou que “infelizmente, alguma cobrança vai ser necessária”. O republicano foi incisivo sobre a cobrança, que, segundo ele, garantiria investimentos nas rodovias. Questionado sobre o valor por quilômetro rodado cobrado, ele informou que será detalhado na audiência pública, prevista para 18 de agosto, na Capital. Esta audiência, segundo ele, também poderá ser feita na região.

O secretario de Estado Rafael Benini, de Parcerias e Investimentos, porém, já informou que no trecho completo da Mogi-Dutra, a cobrança prevista é de R$ 3,40. No trecho de Mogi, o valor é de R$ 1,95, com a proposta de isenção para usuários da cidade e descontos para usuários frequentes.

Neste sábado (5), O Diário publicou 5 reportagens sobre o tema, incluindo uma especial onde mostra a mobilização da baixada santista contra a proposta. Veja abaixo:

Questionado sobre a opinião a respeito das manifestações contrárias ao pedágio, que ele rechaçou durante a época de campanha eleitoral, Tarcísio não deu uma declaração direta. Respondeu, no lugar, com uma lista dos 'benefícios' da cobrança para Mogi. Em outro lado, movimentos como o Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos e também o Condemat estão falando em prejuízo financeiro para a região.

Tarcísio realizou sua segunda visita à região em um mês. Assim como na última visita, em Ferraz, onde O Diário perguntou sobre o pedágio e Tarcísio havia confirmado a previsão de instalação da cobrança, não foram vistos políticos de Mogi das Cruzes. Ele fez a entrega de uma creche em Biritba Mirim e depois partiu para Suzano, onde entregou 1.149 títulos de regularização fundiária para moradores daquela cidade, além de Itaquá e Mauá. Apenas os prefeitos das duas primeiras estiveram presentes.

O ginásio Portelão, onde ele foi recebido, estava praticamente lotado de famílias, que comemoraram o sonho de casa própria regularizada e assegurada.

Os políticos de Mogi terão mais uma oportunidade de pressionar contra a proposta, rechaçada por entidades sociais. O governador deve voltar para Suzano em setembro, quando está prevista a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano.

Tarcísio defendeu que o Estado está tirando as cobranças de pedágio do perímetro urbano. "Ligação de condomínio para cidade, cidade para distrito industrial, para eliminar o máximo de cobrança", conta. Vale lembrar que os moradores e trabalhadores dos condomínios Aruã e moradias do bairro Cidade Parquelândia, além do distrito industrial do Taboão, precisam utilizar diariamente a Mogi-Dutra.

"Está sendo estudado como diminuir o transtorno do cidadão. O modelo que vamos apresentar é completamente diferente do modelo apresentado lá atrás. Primeiro, não vai ter praça de pedágio, vai ser o sistema free flow. Vamos trabalhar com a lógica do desconto do usuário frequente, não haverá cobrança para o trânsito local".

A audiência pública do pedágio está prevista para o dia 18 de agosto, em São Paulo.

"Toda vez que você vai fazer uma concessão é a mesma discussão, a gente obviamente está acostumado a lidar com isso e tentar resolver da melhor forma possível o transtorno. Vocês vão ver isso na apresentação do projeto".

Movimentos sociais e políticos têm criticado a realização da audiência em São Paulo.

Tarcísio respondeu:

"Não tem problema nenhum de a gente ver um espaço e levar também a audiência para o Alto Tietê", contou.

Na avaliação do governador, o projeto será feito de forma que una "investimentos com justiça tarifária".

Conforme mostrou O Diário, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que a ideia do governo do Estado é implantar dois pedágios ao longo dos 17 quilômetros da Mogi-Dutra, um na altura do quilômetro 44 e o outro próximo de Arujá. No trecho completo, a cobrança prevista é de R$ 3,40. No trecho de Mogi, o valor é de R$ 1,95, com a proposta de isenção para usuários da cidade e descontos para usuários frequentes. Já a praça de cobrança da Mogi-Bertioga seria instalada perto do limite com Bertioga.

Visita na região 

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) destacou durante o evento, em Suzano, que a região tem sido muito beneficiada pela atuação de Tarcísio. O mesmo posicionamento foi dado pelo deputado estadual André do Prado (PL), presidente da Alesp, que tentou animar o público com o anúncio de que o Hospital das Clínicas de Suzano deve ser aberto em setembro.

Todos trocaram elogios entre si.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), agradeceu a visita do governador. Segundo ele, a cidade tem recebido “bastante atenção do Estado, ultimamente”. Além do HC, o governador prometeu a pavimentação de vias e o fechamento do buraco da Sabesp.

Tarcísio destacou os avanços de obras no Estado, agradeceu aos presentes e falou principalmente sobre habitação e saúde.

Ele disse que pretende avançar a construção de casas populares em Itaquaquecetuba, cidade que também já visitou.

Ao fim do evento, deu coletiva para jornalistas.

Free Flow

O sistema free flow, planejado pelo governo estadual, deverá ser estendido a todas as estradas pedagiadas do Estado. Em lugar do pagamento em cabines, um sistema eletrônico fará a cobrança por quilômetro rodado na estrada, tornando, segundo a autoridade, a tarifa “mais justa pelo uso da rodovia, e cobrada de forma mais simples e ágil”.

No lugar das cancelas, que logo poderão virar peças de museu, as praças de pedágio passarão a contar com uma estrutura de câmeras, detentoras de uma tecnologia especial, capaz de reconhecer as placas dianteira e traseira, juntamente com um scanner a laser que ajudará a identificar o tamanho de cada veículo. Essa é a ideia que deve ser trazida para Mogi.

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