Entrar
Perfil
SAÚDE

Sem recurso, Mogi muda uso de clínica e espera convênio com Estado para maternidade

Prefeito Caio Cunha espera que governador anuncie convênio para a maternidade na sexta-feira (25); Clínica do Homem é reestudada e Pró-Criança muda de endereço

Carla Olivo
21/06/2022 às 15:55.
Atualizado em 21/06/2022 às 17:20

(Foto: arquivo / O Diário)

A expectativa do prefeito Caio Cunha (Podemos) é de que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anuncie, nesta sexta-feira (24), quando é esperado em Mogi das Cruzes, o convênio para a Maternidade Municipal, em Braz Cubas. O chefe do executivo mogiano disse a O Diário, na segunda-feira (20), durante a inauguração do supemercado Alabarce da Mogi-Bertioga, que a Prefeitura não tem condições de assumir sozinha o alto custo da unidade de saúde, assim como da Clínica do Homem, que está sendo reestudada. Ele ainda divulgou que o Pró-Criança mudará para a área que era ocupada pelo Pró-Mulher, no Mogilar.

O prefeito avalia que, com o anúncio do convênio da Maternidade Municipal por Garcia em sua nova visita à cidade, será possível inaugurar a unidade até o final deste ano. "Acredito que na próxima sexta-feira o governador estará em Mogi e torço para que ele anuncie o convênio com a Maternidade. Ele fazendo isso, creio que até o final do ano ela possa ser aberta", prevê.

Já a Clínica do Homem, segundo Caio, vem sendo reestudada, porque tem um custo alto, assim como a maternidade. "É um tipo de atendimento que a cidade não precisa oferecer, porque o dever da cidade é a saúde básica. Maternidade, Saúde do Homem e outros serviços, o município não é obrigado a fazer. Defendo que temos que fazer bem feito o que é da nossa competência. Hoje, a Clínica do Homem custaria R$ 2,8 milhões por mês, um dinheiro que a cidade não tem para investir, por isso, estamos reformulando para definir, muito em breve, o que faremos naquele espaço", explica.

Ainda de acordo com o prefeito, a mudança do Pró-Criança para o prédio antes ocupado pelo Pró-Mulher - que passou a funcionar anexo ao Hospital Municipal - contará com a reformulação do serviço. "Vamos inaugurar o novo Pró-Criança, que vai sair do espaço atual para o antigo Pró-Mulher, onde o espaço será reformulado para ampliar o atendimento das crianças", explica.

Questionado sobre os trabalhos para retirada da rotatória do Habib's, no Nova Mogilar, Caio disse que até o final do ano o equipamento deve ser eliminado, mas as obras do entorno já estão em execução. "A questão não é simplesmente a rotatória, que é um símbolo que quando for retirado todo mundo vai perceber. Novas vias já estão sendo feitas, inclusive para emendar o projeto total do Viva Mogi. É um estudo viário complexo, que não incluía a questão da rotatória, inserida agora. A promessa é de que até o final do ano, a rotatória já tenha saído dali, mas ainda terá todo o entorno", completa o chefe do Executivo mogiano.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conoscoConteúdo de marcaConteúdo de marca
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por