Projeto é contrapartida por investimentos imobiliários e altera o trânsito entre as vias Carlos Ferreira Lopes, Carlos Baratino e Manoel Oliveira, ao lado do CIP e Patteo Mogilar
Prefeitura inicia os trabalhos para eliminar a segunda rotatória entre as vias Prefeito Carlos Ferreira Lopes, Carlos Baratino e Manoel de Oliveira, ao lado o Mercado do Produtor (Varejão) (Divulgação/PMMC/Warley Kenji)
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Projeto é contrapartida por investimentos imobiliários e altera o trânsito entre as vias Carlos Ferreira Lopes, Carlos Baratino e Manoel Oliveira, ao lado do CIP e Patteo Mogilar
Prefeitura inicia os trabalhos para eliminar a segunda rotatória entre as vias Prefeito Carlos Ferreira Lopes, Carlos Baratino e Manoel de Oliveira, ao lado o Mercado do Produtor (Varejão) (Divulgação/PMMC/Warley Kenji)
Foram iniciados nesta quarta-feira (7), os primeiros serviços para a eliminação da rotatória existente entre a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes e as ruas Manoel de Oliveira e Carlos Baratino, no Mogilar. As obras para a substituição da atual rotatória por uma nova estrutura viária serão executados pela Helbor Empreendimentos, como contrapartida a investimentos na região, a exemplo do que se programa fazer na Praça Kazuo Kimura, a popular "rotatória do Habib's, no Nova Mogilar - lá o projeto será custeado, segundo a Prefeitura, pela Atlântica, empresa que administra o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone.
Segundo a Prefeitura, simulações apontam que o fim da rotatória do Mogilar ao lado do Mercado do Produtor (Varejão) e a instalação de semáforos poderá representar um ganho de tempo para o motorista que varia em 43% a 76% da espera registrada atualmente em determinados horários e dias da semana.
A previsão da Prefeitura, que é responsável pela obra, é de concluir os trabalhos em setembro.
Esse é um dos pontos complicados do trânsito na região do Mogilar, com o registro de congestionamento, filas e pequenas colisões, em diversos horários do dia - sendo que os momentos nevrálgicos são pela manhã e início da noite. A lentidão costuma ser ainda mais complicada em periodos específicos, como as festividades do final do ano.
A retirada da rotatória segue o que foi feito com sucesso pela Prefeitura na via perimetral, a alguns metros desse ponto, na Ponte Grande, em uma intervenção feita durante o governo do prefeito Caio Cunha (PODE).
De acordo com a Prefeitura, agora, ainda não haverá interferências no trânsito da região, uma vez que serão realizados serviços de topografia e trabalhos concentrados entre a calçada e o terreno do Mercado do Produtor para alargamento do cruzamento localizado ao lado do complexo Patteo Mogilar.
Para alertar os motoristas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana deslocou um Painel de Mensagens Variáveis (PMV) para o local.
“Todo o projeto foi pensado para otimizar o tráfego dos veículos naquela região, que vem se tornando crítica. Para isso, foram realizados estudos e simulações computadorizadas, que mostraram ganho significativo para a fluidez, beneficiando os motoristas e também o transporte coletivo”, afirma o prefeito Caio Cunha.
Segundo estudos, o fim da rotatória vai reduzir o tempo de espera dos motoristas que cruzam o trecho entre o Jardim Rodeio e o Mogilar (Reprodução/PMMC)
Como ficará o local
A atual rotatória será retirada desse trecho. Para isso, será construída uma nova estrutura viária, que contará com semáforos e um retorno na rua Carlos Baratino, na lateral do Mercado do Produtor e será utilizado pelos motoristas que estão na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, em direção ao Rodeio, e desejam acessar a rua Manoel de Oliveira.
As simulações realizadas apontam que o ganho de tempo para o motorista passar pelo encontro das vias deverá variar entre 43% e 76%, dependendo do sentido, nos horários de pico.
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