Após colocação retalhos em "cratera" e publicação nas redes sociais, buraco foi coberto; Prefeitura afirma que cobra providências de empresa contratada para a obra
Na semana passada, fios coloridos foram usados para alertar sobre buracos e fissuras na rua Francisco Rodrigues Passos, no Jardim Universo - o protesto deu resultado com a ida da equipe do tapa-buraco (Arquivo Pessoal/Álvaro Nicodemus)
E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?
Após colocação retalhos em "cratera" e publicação nas redes sociais, buraco foi coberto; Prefeitura afirma que cobra providências de empresa contratada para a obra
Na semana passada, fios coloridos foram usados para alertar sobre buracos e fissuras na rua Francisco Rodrigues Passos, no Jardim Universo - o protesto deu resultado com a ida da equipe do tapa-buraco (Arquivo Pessoal/Álvaro Nicodemus)
A colocação de fios de retalhos coloridos no recheio de buracos observados há várias semanas por moradores da rua Francisco Rodrigues Passos, no Jardim Universo, chamou atenção para o excesso de fissuras e "crateras", um problema comum a muitos corredores de Mogi das Cruzes. A espécie de "instalação" urbana deu resultado e, alguns dias após o compartilhamento de fotografias em redes sociais, a equipe da operação tapa-buracos corrigiu os defeitos que são vistos, no entanto, em outros ponto da mesma via do distrito de Braz Cubas. O governo afirma está cobrando explicações da empresa contratada no passado recente para fazer o recapamento.
Na semana passada, nos comentários de moradores sobre o protesto inusitado, em redes sociais, residentes lembraram que a via havia sido atendida na operação de recapeamento anunciada em 2021 pela Prefeitura Municipal.
Ela estava incluída em um pacote de 41 vias que receberiam a troca completa da capa asfáltica, com a meta de sanar uma das queixas mais comuns de motoristas e motociclistas: a buraqueira que acaba levando meses para ser eliminada.
A Prefeitura tem cumprido um plano de recapeamento, como afirmou o prefeito Caio Cunha (PODE) em recente entrevista coletiva, quando apontou ser essa uma das prioriedades do governo (veja aqui a reportagem de O Diário sobre o desabafo do administrador).
Segundo ele, a cidade possui mais de 7 mil buracos e melhorar as condições do sistema viário é prioridade. "Acabamos de lançar o maior programa de pavimentação da história da cidade nos últimos tempos. O anterior foi na época do ex-prefeito Waldemar Costa Filho. Nós quadruplicamos a equipe de tapa-buraco, mas quando você recapeia o asfalto, ele tem durabilidade de apenas oito a dez anos. Passando isso, se não houver recapeamento novamente, já começa a craquelar. Mogi hoje é uma fábrica de buracos. Ampliamos a equipe, mas isso não irá acabar com os buracos, porque isso só vai acontecer na hora que forem recapeadas as 30 mil vias existentes. Agora, investimos R$ 209 milhões para 150 vias”, disse ele.
Embora tenha citado apenas Waldemar Costa Filho, outros gestores lançaram e executaram operações semelhantes em gestões passadas.
As razões
O autor da fotografia que movimentou o grupo Bem-Vindo a Mogi das Cruzes, uma Cidade Monitorada por Pessoas, Álvora Nicodemus, afirmou que, apesar de estar em curso o programa de recapeamento, o problema é que em poucos meses os buracos e problemas reaparecem. "Eu não sou especialista, mas algo não está dando resultado. Seria uma capa de asfalto muito fina?", prospecta.
O pacote anunciado em 2021, segundo a Prefeitura, era resultado de um financiamento feito junto ao Banco do Brasil, para a execução de um programa com prazo de 12 meses para término.
Seriam contemplados, naquele contrato, 34,9 quilômetros de extensão de vias, abrangendo uma área total de 313,5 mil metros quadrados de via. O investimento era de consideráveis R$ 28,3 milhões.
O que diz a gestão municipal
O Diário questionou a Prefeitura sobre o que poderia ter ocorrido para os buracos voltarem à Francisco Rodrigues Passos. Em resposta, a gestão esclareceu que a Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou o recapeamento em julho de 2021.
"Segundo uma análise preliminar, pode ter havido algum problema com a base. Como a via está na garantia de obras, a pasta entrou em contato com a empresa responsável pelo serviço para realizar os devidos reparos, com um reforço da base nos pontos em que foram detectados os problemas", trouxe a nota, sem acrescentar se haverá outras sanções à empresa contratada para melhorar as condições das vias.
A gestão também afirmou que, no Jardim Universo, "o trabalho de recapeamento já teve início na rua Thuller. Por ser uma via muito extensa, essa recuperação chegará ao Jardim Universo nos próximos dias".
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .