Entrar
Perfil
NA REGIÃO

Procon pode chegar a outras cidades do Alto Tietê, afirma secretário de Justiça

O chefe da pasta estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, esteve em Mogi nesta quinta-feira e comentou as principais demandas expostas pelo Condemat

Larissa Rodrigues
13/07/2023 às 16:05.
Atualizado em 13/07/2023 às 16:14

O presidente do Condemat, Caio Cunha, apresentou as principais demandas das cidades para o secretário Fabio Prieto (Divulgação - Condemat)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
NA REGIÃO

Procon pode chegar a outras cidades do Alto Tietê, afirma secretário de Justiça

O chefe da pasta estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, esteve em Mogi nesta quinta-feira e comentou as principais demandas expostas pelo Condemat

Larissa Rodrigues
13/07/2023 às 16:05.
Atualizado em 13/07/2023 às 16:14

O presidente do Condemat, Caio Cunha, apresentou as principais demandas das cidades para o secretário Fabio Prieto (Divulgação - Condemat)

Em um evento realizado nesta quinta-feira (13) pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, ouviu as principais demandas das prefeituras que compõem o grupo, que atualmente é presidido pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE). Entre elas está a solicitação para que o Procon chegue a outras cidades e o chefe da pasta afirmou que o pedido será analisado.

Além de pleitear a instalação de um Procon em Biritiba Mirim, Guararema e Salesópólis, os prefeitos também fizeram outras solicitações, como a passagem do projeto Cidadania Itinerante – que até esta quinta-feira está em Mogi – em outras cidades integrantes do consórcio; Implantação de novos postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), que atualmente existe apenas em Guarulhos; Mais agilidade no atendimento no Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) para crianças e adolescentes que precisam de acolhimento; Retomar os editais para o Fundo de Interesses Difusos (FID) e integrar a região em todas as ações e programas desenvolvidos pela Secretaria.

“Bom, para nós é importante ouvir e não tem ninguém melhor para ouvir do que os prefeitos. Prefeito é aquele sujeito que aparece na hora que o buraco surge, que o cano estoura, que a pessoa tá doente, os prefeitos sabem tudo. Então, a gente vem aqui pra aprender com os prefeitos, ouvir as sugestões, ouvir as críticas, as colaborações que eles querem dar e a gente vai procurar atendê-lo sempre da melhor forma possível”, disse o secretário sobre as demandas.

Durante o evento, então, Prieto comentou as demandas expostas e sobre a instalação do Procon em outras cidades ele afirmou entender a importância do órgão, que faz um trabalho sério e orientativo, com o objetivo também de fiscalizar e punir quem “quebra as regras do jogo”. Ele, então, garantiu que estudará a viabilidade, mas também falou sobre a implantação dos serviços eletrônicos do Procon que poderá ajudar os cidadãos que vivem em locais que não possuem sede, tendo ainda mais rapidez, eficiência e economia.

O secretário acredita ainda que ter o governo mais digital favoreceria os moradores do estado em diversos outros âmbitos já que, segundo ele, “o celular também  entrou nas favelas”. Por isso, ele garante que o Cidadania Itinerante continuará existindo, com um calendário preestabelecido, podendo chegar às outras cidades integrantes do consórcio. Porém, a população terá acesso mais facilitado aos serviços com a utilização da internet.

O Cidadania Itinerante, que esteve em Mogi entre terça-feira (11) e hoje, oferece serviços como agendamento para RG, solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, solicitação de segunda via de CPF e de contas de consumo (água e luz), emissão da carteira de trabalho digital e atestado de antecedentes criminais; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo e consultas no Serasa.

“Eu acredito que as cidades que fazem parte do Condemat já estejam integradas às ações da Secretaria, porque temos muitos equipamentos aqui na região, como a Fundação Casa e algumas unidades do Procon. E isso acontece justamente porque estamos sempre nas áreas menos favorecidas e, tendo uma região tão grande, sempre há esse contraste. Claro que temos a possibilidade de aumentar, porque queremos sempre atender a um número maior de pessoas. Acredito que o governo digital irá nos aproximar ainda mais e a interação com a região será cada vez melhor”, concluiu Prieto.

O presidente do Condemat, Caio Cunha, concordou com a fala do secretário sobre a proximidade com a região. “Primeiro que a gente trabalha em conjunto. O nosso Consórcio tem uma representatividade muito significativa no estado de São Paulo. E tem esse alinhamento, essa possibilidade de diálogo com o Governo e também com o nosso secretário de Justiça. Isso facilita muito, agiliza muito e, obviamente, que a gente acaba até se colocando já a disposição pra que todos os projetos da Pasta a serem implantados no Estado utilizem a nossa região como piloto”, finalizou o prefeito de Mogi.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por