Entrar
Perfil
PREFEITA

Priscila segue como vice-prefeita de Mogi e Caio vai a encontro sobre cultura em Cuba

A prefeita deverá responder pela gestão municipal até sexta-feira (27)

O Diário
22/01/2023 às 11:23.
Atualizado em 23/01/2023 às 11:43

Caio Cunha participa de encontro realizado na capital cubana, Havana, ao lado de outros prefeitos do Alto Tietê e Guarulhos (Divulgação - Condemat)

(Matéria atualizada em 23 de janeiro, às 11h40)

A professora Priscila Yamagami, do Podemos,seguirá como vice-prefeita entre esta segunda-feira (23) e a sexta-feira (27), período em que o prefeito Caio Cunha estará em Havana, em Cuba.

Caio e uma comitiva formada por outros quatro prefeitos do Alto Tietê e de Guarulhos representará o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, o Condemat, no IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade (saiba mais aqui). O evento tem apoio da Unesco Mill Aliance – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Mogi, corrigiu informação encaminhada anteriormente à O Diário, dizendo que não houve a transmissão do cargo, porque o período de ausência do prefeito é inferior a 15 dias.

Em Cuba, na terça e quarta-feira, dias 23 e 24, os participantes tratarão do tema "Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da UNESCO e Agenda 2030".

Segundo informações divulgadas pelo Condemat, o evento prevê promover a "troca de experiências entre os participantes nas áreas de Educação, Criatividade, Inovação, Comunicação, Saúde, Mobilidade Urbana, Marketing e Inteligência Artificial, além do contexto das cidades no pós-pandemia".

Além de Caio, que assumiu a presidência do Condemat neste início do ano, representam o Alto Tietê no encontro, os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano).

As prefeituras do Alto Tietê e Guarulhos buscam atender os objetivos da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Representantes da África, além da França, Jamaica e Rússia deverão participar do encontro.

A comitiva regional busca estreitar laços entre os dois países que têm semelhanças em índices como o IDH - que tem Cuba à frente do Brasil em algumas casas (o país cubano aparece na 14ª posição entre os demais da América Latina, com 0,764, e o Brasil, na 17ª, com 0,754). 

“O Condemat alcançou uma representatividade importante devido ao êxito de algumas iniciativas consorciadas, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade, área onde temos reconhecimento e premiações nacionais e estaduais. Todo este trabalho motivou o convite da Unesco para participarmos deste evento que, além de trazer mais visibilidade para o consórcio, irá agregar em conhecimento e experiência”, defende Caio Cunha.

Desta vez, entre programas a serem apresentados pela representação regional está o Recicla Cidade, vencedor dos prêmios Estratégia ODS; Prefeito Empreendedor do Sebrae e Boas Práticas do Tribunal de Contas.

Nos painéis específicos dos municípios, Ferraz de Vasconcelos irá abordar a criação da primeira Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas do Brasil.

Guarulhos apresentará projetos voltados à educação, ao incentivo à leitura e à formação do pensamento crítico de estudantes da rede municipal.

O Programa Mogi Cidade da Criança será apresentado por Caio e aborda o desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à primeira infância. Esse projeto da atual gestão visa adaptar a cidade para atender as crianças na primeira infância e projetar um desenvolvimento socioeconômico até 2030.

Salesópolis expõe o Recicla Cidade e os resultados obtidos por meio da ampliação da coleta seletiva, enquanto Suzano falará sobre o uso da tecnologia para potencializar o ensino municipal.

O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Faculdade de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e Província de Havana do Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e UNEAC (União de Escritores e Artistas de Cuba)

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por