Entrar
Perfil
FUTURAS GERAÇÕES

Primeira Infância será o tema do encontro em Havard, com a participação de Caio Cunha

O prefeito disse que o objetivo desse evento é trocar experiências e buscar conhecimento nos Estados Unidos, além de apresentar os avanços que Mogi vem alcançando para as futuras gerações.

O Diário
22/07/2022 às 15:15.
Atualizado em 22/07/2022 às 18:23

Vice-prefeita Priscila assume o comando da cidade durante viagem de Caio Cunha (Divulgação/PMMC)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FUTURAS GERAÇÕES

Primeira Infância será o tema do encontro em Havard, com a participação de Caio Cunha

O prefeito disse que o objetivo desse evento é trocar experiências e buscar conhecimento nos Estados Unidos, além de apresentar os avanços que Mogi vem alcançando para as futuras gerações.

O Diário
22/07/2022 às 15:15.
Atualizado em 22/07/2022 às 18:23

Vice-prefeita Priscila assume o comando da cidade durante viagem de Caio Cunha (Divulgação/PMMC)

O prefeito Caio Cunha (PODE) disse que pretende utilizar as propostas que serão discutidas durante o encontro na Universidade de Harvard para implementar novas ações voltadas à primeira infância do município, que ainda enfrenta problema básicos, como a falta de vagas em creches e uma fila de espera de mais de 1,7 mil crianças..

“Vamos trocar experiências e buscar conhecimento nos Estados Unidos, além de apresentarmos os avanços que Mogi das Cruzes vem alcançando para as futuras gerações”, afirma o prefeito, ao destacar a importância dessa parceria com a Fundação Bernard Van Leer. “Estamos trabalhando intensamente para oferecer um ambiente cada vez mais saudável, sustentável e acolhedor para as crianças mogianas”, completa.

Nesse período de 10 que que ele estará fora do País, entre 25 de julho até 4 de agosto, a vice-prefeito Priscila Yamagami Kähler estará à frente do Executivo. Para poder assumir o cargo, ela desistiu de sua pré-candidatura a deputada federal nas eleições de outro. A gestão deve estar preparando algumas atividades especiais para ela nesse período, mas nada foi divulgado ainda.

A viagem do prefeito aos Estados Unidos acontecerá entre os dias 25 de julho e 4 de agosto e a participação no programa não tem custos para o município. Ele participará, na semana que vem, do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) da Fundação Bernard van Leer.

A edição deste ano, organizada em parceria com o Center on the Development Child da Universidade de Harvard, ocorrerá no campus da universidade, na cidade de Cambridge (EUA).

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban 95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.

Neste ano, a edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância será exclusiva para 30 participantes selecionados em todo o mundo e o prefeito Caio Cunha foi escolhido “por ser uma liderança com alto potencial de impacto para produzir intervenções sistêmicas e relevantes no desenvolvimento integral das crianças e suas famílias no Brasil, a partir da experiência e dos resultados conquistados em Mogi das Cruzes”, destaca a assessoria dele.

Também vão participar do programa nos Estados Unidos representantes de outras cidades brasileiras ligadas à Rede Urban 95, como Rio Branco, Belém, Porto Velho, São Paulo, Boa Vista, Salvador, Jundiaí, Recife, Pelotas, além de entidades como a Universidade de São Paulo (USP) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entre outras.

 Valorização da Infância

De acordo com a Prefeitura, desde que passou a integrar a Rede Urban 95, em 2021, Mogi das Cruzes vem realizando uma série de ações para a valorização da primeira infância. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que o objetivo do trabalho é estimular um papel de protagonismo do município, estabelecendo uma relação mais profunda com as crianças.

“A Fundação Bernard van Leer é uma referência mundial para a primeira infância. É uma grande conquista fazermos parte desta rede. Queremos transformar Mogi em referência para todo o Brasil, preparando melhor nossos futuros cidadãos”, afirma.

O trabalho inclui uma intensa troca de experiências com as outras cidades brasileiras que integram a Rede Urban 95 – todas elas comprometidas com projetos inovadores voltados para a primeira infância. São formações teóricas, reuniões de trabalho periódicas e visitas práticas. Ao lado das secretárias municipais Patrícia Helen (Educação) e Kelen Chacon (Cultura), por exemplo, Claudio Rodrigues conheceu ações práticas implantadas em municípios como Jundiaí e Boa Vista – consideradas referências no assunto no Brasil por integrarem a Rede Urban 95 há mais tempo e contarem com ações consolidadas.

O objetivo é incorporar os pontos positivos desenvolvidos nessas cidades e, com base do referencial teórico da Rede Urban 95, adaptá-los à realidade de Mogi das Cruzes, sempre com criatividade e foco nas crianças. “Quando projetamos espaços públicos acolhedores, inovadores, inspiradores e seguros para a primeira infância, atendendo crianças de 0 a 3 e de 3 a 6 anos, essa convivência influencia de forma muito positiva a sua formação”, finaliza o secretário.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por