MENU
BUSCAR
Trabalho

Prefeitura inaugura o Arujá Emprega

Equipamento visa ampliar o leque de oportunidades e gerar mais oportunidades de trabalho na cidade.

O DiárioPublicado em 02/05/2021 às 17:50Atualizado há 11 dias
Novo espaço fica na rua Adhemar de Barros, no Centro / Divulgação - Prefeitura de Arujá

Em homenagem ao Dia do Trabalho e do Trabalhador, a Prefeitura de Arujá e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico inauguraram, na manhã deste sábado (1), o Arujá Emprega, no mesmo prédio do Espaço do Empreendedor, na rua Adhemar de Barros, 60, Centro. A cerimônia foi rápida e obedeceu a todos os protocolos de segurança recomendados durante a pandemia.

O prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, ressaltou, em seu pronunciamento, que a data não poderia ser mais propícia para oferecer aos arujaenses um novo equipamento e uma ferramenta municipal, que é o Arujá Emprega, para ampliar o leque de oportunidades e gerar mais oportunidades de trabalho.

“O Arujá Emprega vem ao encontro do nosso propósito desde que assumimos a gestão da cidade, que é a geração de emprego e renda. Estamos felizes, porque apesar dos desafios que enfrentamos na pandemia e das dificuldades, nessa data emblemática, que é o Dia do Trabalho, vamos conseguir aumentar a oferta de vagas para os nossos munícipes e proporcionar um alento a quem se encontra desempregado”, explicou o prefeito.

Dr Camargo frisou os dados que vêm sendo divulgados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que têm colocado Arujá com saldo positivo na criação de vagas no mercado de trabalho, e ressaltou que, em janeiro desse ano, foram gerados 220 postos de emprego, posicionando o município na 2ª colocação no ranking do Alto Tietê (ficando atrás apenas de Mogi das Cruzes) como a cidade que mais empregou. “Isso é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo, em especial da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento”, destacou.

Homenagem

Para o secretário da pasta, José Carlos Santos, o conglomerado de serviços públicos que serão oferecidos no mesmo espaço à população, com o intuito de fomentar ainda mais a economia e gerar emprego e renda, só foi possível graças ao empenho de todos, dentre eles, o de um funcionário em especial, Lincoln Lacerda, do Departamento de Informática, que deixou saudades e um exemplo de profissionalismo e amizade. Lincoln, que faleceu de Covid em abril, foi quem deu início ao desenvolvimento do portal do Arujá Emprega, além de ter sido o idealizador das lives da Jornada de Empreendedorismo que têm sido realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento na página do facebook da Prefeitura. O secretário lembrou o profissionalismo e o envolvimento de Lincoln em todo o projeto, desde o início, e pediu uma salva de palmas como homenagem a ele.

José Carlos também aproveitou para elogiar o trabalho essencial que vem sendo feito pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, para ajudar às famílias carentes, muitas que acabaram perdendo seus empregos durante a pandemia. “Daremos aos munícipes um atendimento mais humanizado e quero agradecer a todos pelo apoio dado para a inauguração desse espaço, desde o nosso prefeito, secretários-adjuntos Flávia Sanches e Marco Antônio Martins de Medeiros, a nossa diretora Givânia Aparecida de Fátima Silva, a equipe de Informática da Prefeitura, o Trânsito, a GCM, o Gabinete, a Câmara, entidades comerciais, Obras, Planejamento, Jurídico, Assistência Social, Administrativo, Serviços, funcionários, enfim, todos que tornaram o dia de hoje possível”, salientou.

Para o vice-prefeito Betinho, a inauguração vem em um momento crucial, por causa da pandemia e do desemprego, e os novos equipamentos públicos serão de muita utilidade para os arujaenses. “Estamos buscando dar mais qualidade de vida para as pessoas, para que elas possam ser acolhidas em um lugar adequado e ser atendidas com qualidade”, afirmou. 

Representantes

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, Nildo Queiroz, que é coordenador da base de Arujá, marcou presença na inauguração e dedicou aplausos, como forma de reverenciar também os 400 mil brasileiros mortos pela Covid, muitos deles trabalhadores ativos ou desempregados em razão da pandemia. “Esse evento de hoje em Arujá é uma inauguração muito importante para a classe trabalhadora e quero parabenizar ao prefeito Dr Camargo, pelos seus 100 dias de governo, que estão conseguindo trazer o orgulho de volta para a população arujaense”, opinou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Arujá, Alípio Ferreira da Silva, complementou que o comércio tem trabalhado para oferecer empregos e que o espaço será bastante útil para auxiliar com a parte burocrática, no caso das admissões nas vagas disponibilizadas.

Além do Arujá Emprega e dos cursos de qualificação a serem oferecidos no Espaço do Empreendedor, o prédio abriga ainda o Sebrae, Banco do Povo, Junta Militar, Junta Comercial, Serviço de Orientação Previdenciária,  Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – que é um programa do governo do estado que também oferta vagas de emprego -, a Coordenadoria de Empreendedorismo, Renda e Trabalho (CERT) e o Posto do Ministério do Trabalho.

Estiveram presentes também na solenidade o secretário municipal de Governo, Rogério Pereira, os vereadores Vinícius Pateta, Abelzinho, João Luiz, Divinei, Jean Pereira, Samoel Maia, Renan de Arujá e José Genilson, além da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arujá, Andréia Beltran e demais convidados.

O espaço iniciará o atendimento ao público a partir de segunda-feira, mediante agendamento para evitar aglomerações, por meio dos telefones 4653-1230 e 4653-1230, funcionando de segunda a sexta, em horário comercial.

Mais informações sobre o Arujá Emprega poderão ser fornecidas pelo e-mail: arujaemprega@aruja.sp.gov.br

ÚLTIMAS DE Cidades