MENU
BUSCAR
EXCLUSIVO O DIÁRIO

Prefeitura de Mogi vai abrir agenda virtual para "xepa" da vacina

Grupos de mais de 60 anos serão atendidos; até o momento, segundo a Prefeitura, uma lista manual era mantida nos postos de saúde para atender as pessoas quando havia sobra do imunizante

Eliane JoséPublicado em 12/05/2021 às 20:13Atualizado há 1 mês
Divulgação
Divulgação

O encaixe dos grupos prioritários para receber as vacinas excedentes da Covid-19 nos postos de saúde passará a contar com um recurso digital,  a partir desta quinta-feira (13), segundo informa a Preeitura de Mogi das Cruzes, a um pedido de esclarecimentos feitos por O Diário sobre como está funcionando a famosa "xepa" na cidade. Não foram divulgados números sobre o total de pessoas atendidas desta forma, mas de acordo com a gestão municipal, a sobra de vacina é "eventual e mínima".

Até o momento, segundo a Prefeitura, uma lista manual de pessoas que haviam se cadastrado para receber as doses excedentes vinha atendendo aos mogianos, quando nos frascos das vacinas havia uma ou outra dose sem ter sido utilizada. A Prefeitura garante que a estratégia usada inibe o desperdício do imunizante.

Deverá ser disponibilizado nesta quinta-feira(13), no site oficial, um recurso digital que permitirá ao mogiano interessado entrar para uma lista de encaixe. Inicialmente, serão atendidos com eventuais “sobras” pessoas com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a dose.

"Num próximo momento, dependendo do andamento do sistema, novos grupos poderão ser contemplados. O objetivo é exatamente para evitar possíveis sobras", afirma em nota, a Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura deverá divulgar também na quinta-feira, o número de pessoas já atendidas nesses encaixes. E esclarece que "a logística adotada e o sistema de agendamento online têm garantido a otimização do uso das doses, com eventuais e mínimas ocorrências sobras. Quando ocorre, o Posto de Saúde aciona o paciente que está cadastrado numa lista manual com interesse pela dose, desde que ele pertença aos grupos contemplados até o momento"

Uma outra informação importante diz respeito à média de ausência das pessoas cadastradas no Clique Vacina. No período de 4 a 12 de maio, a média de abstenção foi de 18%.O que demonstra a necessidade de maior participação dos grupos prioritários na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Quando isso ocorre, os horários agendados são cancelados e reabertos no Clique Vacina, para novos agendamentos, sem desperdício das doses.

Quem se interessar em cadastrar deve acessar o site da Prefeitura e, no Clique Vacina, encontrará o ícone “lista de encaixe para vacina”.

A xepa da vacina será aplicadada nas unidades próximas da moradia dos interessados.Isso porque os funcionários dos postos precisam ligar para as pessoas inscritas, que devem se disponilizar a ir receber a dose em alguns minutos.

Por dia, dependendo da quantidade de vacinas encaminhadas pelo Governo do Estado, segundo a Prefeitura, Mogi tem a capacidade de agendar e atender 2,5 mil pessoas.

Questionada se pretende ampliar esse número, agora que a flexibilização do Plano SP está ainda mais acentuada, o governo municipal afirma que "trabalha com grupos e números específicos de doses enviadas pelo Governo do Estado, não podendo alterar o plano oficial de imunização".

ÚLTIMAS DE Cidades