MENU
BUSCAR
SEGURANÇA

Prefeitura de Mogi recebe 20 pedidos de poda de árvores por semana pelo telefone 156

Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizam os serviços no distrito de Jundiapeba

O DiárioPublicado em 28/09/2021 às 15:18Atualizado há 29 dias
Divulgação/Prefeitura
Divulgação/Prefeitura

Por semana, moradores solicitam 20 pedidos de poda de árvores que ameaçam cair por cima de fios, muros ou construções, à Ouvidoria de Mogi das Cruzes. Esse tipo de zeladoria é feito pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Nas últimas semanas, a pasta tem atendido a esses pedidos em vários pontos da cidade como áreas da Vila Suíssa e do distrito de César de Souza. Nesta semana, as equipes estarão no distrito de Jundiapeba, segundo informa o site da Prefeitura.

O trabalho de poda de adequação é realizado em ruas e avenidas com movimento intenso de carros, com árvores e galhos que precisam ser cortados periodicamente.

O trabalho visa garantir um crescimento saudável às árvores e proporcionar segurança de motoristas e pedestres, evitando que galhos pesados venham a quebrar, especialmente durante tempestades.

Outro problema pontual são os caminhões e ônibus, que começam a esbarrar nesses galhos.

As podas também protegem acidentes durante ventanias e temporais, bem como atenua efeitos como os cortes de energia elétrica. Por isso, importância de se relatar essas situações. 

A secretária do Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, afirma que há "uma equipe técnica especializada e eu, como arquiteta e urbanista, oriento para que a poda seja sempre bastante cuidadosa, precisa e equilibrada, resguardando as condições fitossanitárias, a segurança dos pedestres e veículos e o embelezamento que proporciona à paisagem”, diz.

"O trabalho contribui para a melhor visualização de placas de trânsito, além de favorecer a iluminação pública", acrescenta.

Antes da poda,  segundo a Prefeitura, a equipe faz uma análise das condições fitossanitárias das árvores, o que dá origem a laudos técnicos que indicam as providências a serem tomadas.

Em seguida, a equipe de campo vai às ruas e executa o trabalho, que é feito com equipamentos adequados.

As podas de árvore podem ser solicitadas pelos cidadãos à Ouvidoria quando estiverem em área externa, como ruas e praças, no telefone 156.

ÚLTIMAS DE Cidades