MENU
BUSCAR
TRANSPORTE PÚBLICO

Prefeitura de Mogi estuda mudanças nas linhas de ônibus da cidade

Alterações preveem diminuição no impacto do trânsito intenso no centro de Mogi

Mariana AcioliPublicado em 13/01/2022 às 11:31Atualizado há 3 dias
Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes desenvolve estudos para modernização e melhoria da qualidade do sistema de transporte coletivo da cidade. De acordo com a pasta, a principal medida será a reformulação das linhas municipais, com o objetivo de diminuir o trânsito intenso na região central de Mogi, trecho com maior circulação dos ônibus. Datas que definem a execução das mudanças ainda serão divulgadas, mas a Prefeitura enfatiza que a participação popular tem sido parte integrante nos processos desses estudos.

A plataforma Participa Mogi é a ferramenta para a futura modernização do transporte coletivo, facilitando agregar à essa etapa a opinião pública. O espaço virtual foi criado para oferecer aos cidadãos um lugar para o debate, troca de ideias e diálogo, possibilitando e estimulando a participação dos mogianos no desenvolvimento da cidade. Na área “Votação Mobilidade”, no site, é possível opinar sobre os horários dos ônibus de acordo com as linhas em que cada um mais acessa.

Segundo a secretaria, uma das mudanças mais relevantes estará no remanejamento das linhas que passam pelo centro da cidade, pois a estimativa é de que o impacto do trânsito intenso da região, sobre a circulação dos ônibus, seja diminuído.

“Com isso, a previsão é que o ganho de tempo nas linhas possa chegar a até 40 minutos, contando os dois sentidos de circulação. Esta economia de tempo abrirá a possibilidade da disponibilização de novos horários para os passageiros”, explica a pasta em nota enviada a O Diário.

A fase de estudos está em andamento, mas definição sobre as mudanças ou datas para que aconteçam as próximas etapas do projeto serão divulgadas pelo executivo de Mogi.

A plataforma Participa Mogi Mobilidade está disponível pelo link https://participa.mogidascruzes.sp.gov.br/#/mobilidade e o usuário poderá escolher até três horários que mais utiliza em cada um dos sentidos. Estas escolhas podem ser de horários já existentes no trajeto ou de outros que o morador gostaria que fossem criados. Os dias da semana em que ele deseja a alteração também podem ser escolhidos.

LEIA MAIS: Passagem de ônibus passa a custar R$5 no dia 9 de janeiro nas linhas de Mogi

Aumento da Tarifa

Os usuários do transporte público desde domingo (9) começaram a pagar R$ 5,00 nas passagens, conforme já foi noticiado por O Diário. A tarifa não era reajustada desde 2019 e as negociações para o aumento no preço foram acompanhadas por mudanças, como o fim da isenção do ISS para as concessionárias do serviço.

ÚLTIMAS DE Cidades