Entrar
Perfil
FERIADO

Prefeitura de Mogi espera 100 mil visitantes nos cemitérios neste Dia de Finados

Confira como funcionarão as visitações no feriado desta quarta-feira (2)

O Diário
31/10/2022 às 14:00.
Atualizado em 31/10/2022 às 14:01

(Imagem: Arquivo O Diário)

Olá, quer continuar navegando no site de forma ilimitada?

E ainda ter acesso ao jornal digital flip e contar com outros benefícios, como o Clube Diário?

Já é assinante O Diário Exclusivo?
FERIADO

Prefeitura de Mogi espera 100 mil visitantes nos cemitérios neste Dia de Finados

Confira como funcionarão as visitações no feriado desta quarta-feira (2)

O Diário
31/10/2022 às 14:00.
Atualizado em 31/10/2022 às 14:01

(Imagem: Arquivo O Diário)

Neste feriado do Dia de Finados (2), de acordo com a Prefeitura de Mogi, são esperados cerca de 100 mil visitantes nos cemitérios da cidade, divididos entre o da Saudade, São Salvador e de Sabaúna.

O horário de funcionamento dos Cemitérios da Saudade e São Salvador para visitação será das 8h às 17h30, e no Cemitério de Sabaúna será das 08h às 16h30. 

É importante para quem pretende ir de carro ficar atento ao caminho, já que algumas interdições serão feitas no trânsito da região, para dar mais segurança aos mogianos e facilitar a montagem da estrutura do comércio, ressalta a administração municipal.

Entre os dias 31/10 e 02/11, haverá a comercialização de velas, flores e alimentos de pronto consumo em frente aos cemitérios São Salvador e da Saudade. No total, 19 empreendedores foram selecionados para este serviço.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana vai reforçar a limpeza dos cemitérios municipais, para garantir o bem estar e as condições adequadas de visitação. O prazo para construção, reforma e pintura em sepulturas já foi encerrado; a limpeza nos túmulos pode ser feita diariamente até o dia 29 de outubro.

As sepulturas podem ser localizadas por meio deste link. A consulta é rápida, basta digitar o nome inteiro da pessoa sepultada e o sistema informará o local exato. A informação também poderá ser obtida na administração dos cemitérios.

Prevenção 

Para evitar instalação de focos do mosquito transmissor da dengue, não serão vendidos pratos para aparar a água; as embalagens devem ser retiradas dos vasos e jogadas em recipiente adequado - inclusive, um material educativo será distribuído nos pontos de venda.

O Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses reforça as orientações sobre cuidados necessários para evitar focos de água parada durante o período de visitação nos cemitérios. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e doenças como a dengue.

Os cemitérios são pontos estratégicos para as ações de combate à dengue e recebem visitas e varreduras a cada 15 dias. Mas, nos últimos dias, os agentes têm percorrido também floriculturas e comércios de paisagismo levando uma carta de recomendação e folhetos informativos sobre a prevenção do mosquito.

Nestes comércios, a principal recomendação é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água (pratos ou cachepôs) porque, mesmo sendo desprezados, resíduos de água favorecem a criação de eventuais ovos do mosquito que podem eclodir se não forem eliminados definitivamente.

Nas visitas aos cemitérios, é necessário estar atento aos vasos, enfeites e recipientes plásticos depositados nos jazigos, que podem acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores naturais.

Ao visitar os cemitérios, as pessoas devem evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as pelas versões plantadas e sem pratinhos. Outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. Logo após o feriado, equipes devem visitar os cemitérios para retirada dos materiais inservíveis.

Saiba como evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios:

Vasos, potes e pratinhos não devem ficar com água parada;

Evite colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos;

Para vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva;

Todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água limpa e parada deve ser removido ou preenchido com areia;

Recolha sacos plásticos e celofanes.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por