MENU
BUSCAR
CHUVA E FRIO

Próximos dias serão chuvosos e Mogi pode ter até granizo

Além da previsão de de “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas”, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para a região

Heitor HerrusoPublicado em 09/09/2021 às 17:32Atualizado há 19 dias
Eisner Soares - Arquivo O Diário
Eisner Soares - Arquivo O Diário

Após viver dias de calor, Mogi das Cruzes passa por uma nova instabilidade climática: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de tempestades para a região, a previsão para os próximos dias é de “muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas”.

Vale até a manhã desta quarta-feira (10) o aviso de “perigo”, que mostra possibilidade de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia”, com “ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo”. De acordo com o órgão, há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.

Os meteorologistas do Clima Tempo concordam e explicam que “fortes instabilidades associadas ao ar abafado e ao deslocamento de uma frente fria se espalharam pelo estado de São Paulo”, ocasionando em “nuvens carregadas”.

As previsões parecem estar certas, já que de fato, a máxima de 30ºC registrada nesta quinta-feira (9) começou a cair após a chuva forte porém rápida que atingiu a cidade durante esta tarde. Amanhã (10) este mesmo índice é esperado em 26ºC, e a mínima em 14ºC.

A queda continua no sábado (11), já que embora as temperaturas mais baixas fiquem intactas, as mais altas descem novamente, dessa vez para 21ºC. A tendência é de “declínio”, com céu “nublado e chuva isolada”.

Já no domingo (12), os índices máximos voltam a subir, indicando uma nova onda de calor, mas ainda com um horizonte acinzentado. Completando a previsão, para todos estes dias o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) espera 90% de probabilidade de chuva.

É somente na segunda-feira (13) que o sol deve voltar a aparecer, acanhado, entre “muitas nuvens”, garantindo um clima ainda mais quente, com possibilidade de atingir os 35ºC segundo o Inmet, e 28ºC, segundo o The Weather Channel. O consenso é de que não deve chover neste dia.

Confira a seguir a previsão completa, emitida pelo Inmet:

Sexta-feira (10/09)

Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas

Temperatura mínima: 14ºC

Temperatura máxima: 26ºC

 Sábado (11/09)

Nublado com chuva isolada

Temperatura mínima: 14ºC

Temperatura máxima: 21ºC

  

Domingo (12/09)

Nublado

Temperatura mínima: 15ºC

Temperatura máxima: 31ºC

 Segunda-feira (13/09)

Muitas nuvens

Temperatura mínima: 16ºC

Temperatura máxima: 35ºC

ÚLTIMAS DE Cidades