O município de Poá adiantou a campanha contra a Covid-19 e, nesta quinta-feira (1º), ponto facultativo na cidade, inicia a vacinação dos idosos com idade a partir de 68 anos, em dois locais de imunização. Além do Reino da Garotada, agora a Praça da Bíblia também passa a receber os idosos para a aplicação da vacina. Com a atualização dos dados, na tarde desta quarta-feira (31), Poá registrou a marca de 13.139 aplicações, sendo 9.619 da 1ª dose e 3.520 da 2ª dose.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Leonardo Barbosa Garcia, conforme vai descendo a idade do público alvo, maior é a demanda. “Por isso disponibilizamos outro ponto de vacinação na cidade, para que pudéssemos distribuir a demanda e manter a qualidade no atendimento”, ressaltou.

Com a novidade, o município de Poá passa a contar com dois pólos de imunização, porém somente o Reino da Garotada permanece com sistema drive-thru. “Na Praça da Bíblia optamos pelo atendimento presencial, assim não causamos transtornos ao trânsito local. O Reino da Garotada continua com o drive-trhu e o presencial, por ter mais espaço para esse sistema”, destacou o diretor.

O Reino da Garotada fica localizado na rua São Francisco, 168, no bairro Biritiba (sistema drive-thru e presencial), e a Praça da Bíblia está situada na rua Vicente Guida, na região central (apenas presencial). É importante frisar que a aplicação da 2ª dose também será feita nos dois locais, das 9 às 15 horas.

Para a aplicação da 1ª dose, os idosos devem comparecer munidos de documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para a vacinação da 2ª dose, idosos e profissionais da saúde devem ficar atentos à data de retorno, marcada na carteirinha de vacinação da Covid-19. Os idosos devem comparecer com os documentos citados acima e os profissionais de saúde com um documento com foto e o CPF. Em ambos os casos, a carteirinha de vacinação deve ser apresentada.

Novo Lote

Nesta quarta-feira (31), o município de Poá recebeu mais um lote do imunizante CoronaVac, com um total de 1.480 doses. “Só conseguimos avançar no cronograma de vacinação, conforme os lotes com as vacinas chegam à cidade. Temos que trabalhar com uma logística que controle a quantidade de imunizantes sem deixar faltar vacinas para a aplicação da 2ª dose”, ressaltou Leonardo.

Feriado

O município de Poá, assim como a maioria das cidades da região do Alto Tietê, não realizará a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (2), devido ao feriado nacional que celebra a “Paixão de Cristo”. A vacinação será retomada na segunda-feira (5). “É importante frisar que as pessoas que tiverem a 2ª dose agendada para o feriado na sexta irão receber a dose final na próxima segunda. As equipes do setor já estão reagendando com todos”, finalizou o diretor.

Ponto Facultativo

Nesta quinta-feira (1º), estarão abertos o Centro de Saúde (CSII) Farid Domingues (avenida Anchieta, 149, centro); e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Oswaldo Cypriano Monaco (Esperidião Hoffer, 223, Jardim Nova Poá), das 7 às 16 horas, para atendimentos de casos leves e síndromes gripais, e a realização de exames da Covid-19.