Entrar
Perfil
MOGI

Patrulha Ambiental faz um ano com resultados positivos

Criada em 2021, a Patrulha Ambiental reúne quatro guardas municipais, que contam com um veículo específico, com tração 4x4 para circular em locais de mais difícil acesso

O Diário
05/07/2022 às 15:59.
Atualizado em 05/07/2022 às 17:12

(Foto: divulgação)

A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes completou um ano de atuação no início do mês de julho, com resultados positivos no trabalho para a preservação ambiental e dos recursos naturais do município. Durante este período, o grupamento atendeu 114 ocorrências como crimes ambientais, perturbação do sossego e maus tratos de animais.

Em seu primeiro ano de operação, a Patrulha Ambiental realizou a apreensão de nove veículos, entre tratores, caminhões e automóvel, além de diversas ferramentas utilizadas em crimes ambientais. O grupamento também auxiliou no combate a focos de incêndio. 

O combate à caça de animais silvestres e pesca ilegal também tiveram destaque. Nos casos de flagrantes, os responsáveis foram encaminhados à delegacia para lavratura do auto de prisão em flagrante e registro da ocorrência.

“A Patrulha Ambiental realiza um trabalho importante para a preservação das riquezas naturais de Mogi das Cruzes, além do monitoramento contínuo das áreas de proteção e do apoio na segurança das regiões mais afastadas e a prevenção de ocupações irregulares. O resultado deste primeiro ano de operações é altamente positivo”, destacou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Ele lembrou que a Patrulha Ambiental realizou mais de 35 mil quilômetros de rondas pelas áreas de proteção de Mogi das Cruzes. 

A ação do grupamento também tem uma função protetiva, com o resgate e socorro de animais silvestres, além do atendimento a animais domésticos vítimas de maus tratos. Em todos os casos, eles foram encaminhados aos setores especializados.

Na região urbana, a Patrulha Ambiental também realizou ações. Entre elas, destacam-se a apreensão de mais de 10 mil unidades de fogos de artifícios, balões e o apoio a ocorrências criminais. Estes últimos casos resultaram na prisão de um autor de roubo, no bairro do Socorro, na localização de um veículo furtado na região do Itapeti e de um crânio humano no Jardim Aracy.

A Patrulha

Criada em 2021, a Patrulha Ambiental reúne quatro guardas municipais, que contam com um veículo específico, com tração 4x4 para circular em locais de mais difícil acesso. O trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento em áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, além da verificação de denúncias apresentadas pela população.

A criação da Patrulha Ambiental fortaleceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na preservação ambiental do município. Localizada entre as serras do Itapeti e do Mar, com represas, nascentes e o rio Tietê cortando o seu território, Mogi das Cruzes conta com áreas importantes de proteção ambiental. O grupamento participa das ações para evitar a degradação ambiental no município, bem como ocupações irregulares, desmatamentos e práticas irregulares. O trabalho também colabora com as ações de segurança nas áreas mais afastadas, que são desenvolvidas pela Patrulha Rural. Os dois grupamentos também vêm atuando de forma integrada.

Denúncias ou a comunicação de emergências para a Guarda Municipal podem ser feitas pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (CIemp), que funciona 24 horas por dia.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por