Entrar
Perfil
PONTO FACULTATIVO

Parques são opção de lazer em Mogi neste Carnaval

Os parques Centenário, Leon Feffer e Parque da Cidade seguem abertos nesta segunda-feira (28) e terça-feira (1°) das 7h às 17h

Fábio Palodette
28/02/2022 às 15:54.
Atualizado em 28/02/2022 às 16:15

Parque Centenário recebe exposição do artista Lucio Bittencourt (Divulgação - Robson Regato)

Para os mogianos que não pegaram as estradas neste Carnaval, os parques municipais - Centenário, Leon Feffer e Parque da Cidade  - são opções de lazer. Os espaços seguem abertos nesta segunda-feira (28) e terça-feira (1°)  das 7h às 17h. Permanece, nos três espaços, a proibição ao uso de churrasqueiras e de bebidas alcoólicas. Serviços essenciais também seguem funcionando (leia mais abaixo). 

No Centenário um diferencial: para além das belas paisagens, cultura japonesa e possibilidade de práticas esportivas, estão expostas obras do escultor mogiano Lucio Bittencourt

Neste link é possível conhecer todas elas, inclusive com detalhes como tamanho e materiais. Mas, mesmo quem não clicar e mesmo quem não entrar no parque, mas passa pela avenida Francisco Rodrigues Filho, já pode apreciar algumas das obras, como o “Trabalhador”, feito em aço inox, com sete metros de altura e pesando duas toneladas.

A entrada nos parques está liberada, mas espera-se bom senso da população para evitar aglomerações, em razão da pandemia de Covid-19. Como já mostrou a reportagem, os eventos públicos e particulares referentes às comemorações do Carnaval de 2022 estão proibidos em Mogi das Cruzes (veja detalhes).

Segundo assegura a Prefeitura, a medida faz parte das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, e segue as diretrizes do Plano São Paulo, do Governo do Estado. 

A população pode colaborar ainda denunciando pontos de aglomerações. A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas mantém o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A opção de curtir o dia de folga em Mogi pode ser uma boa pedida: a rodovia Mogi-Bertioga, que liga Mogi ao Litoral,  seguia congestionada na manhã e tarde desta segunda-feira (28). A estrada registra fluxo intenso desde a última sexta-feira (25). 

 Mercadão

Cabe lembrar que o Mercado Municipal, o 'Mercadão', permanecerá fechado na segunda e terça-feira (28/02 e 01/03) para serviços de reforma interna. As feiras livres e o Mercado do Produtor terão atividades normais durante todos os dias de folia.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente na segunda e terça-feira, assim como a Câmara Municipal. 

 Saúde

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente todos os dias. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas e opera exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta.

A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população, assim como a Cure 192 para remoção de pacientes. Já os Centros de Atendimento para Síndrome Gripal - Vila Suíssa e Alto Ipiranga, fecham na sexta-feira, após o expediente, e voltam a atender quarta-feira (02/03, às 13 horas).

 Indústrias, comércios e bancos 

Para O Diário, o Centro das Indústrias do Alto Tietê (Ciesp) explicou que "a princípio, as indústrias operam como em todos os feriados, ou seja, o setor administrativo para, mas a produção continua, a depender da área de atuação".

Da mesma forma que a administração das indústrias, os bancos não funcionarão no período, assim como a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as unidades bancárias de todo o país não terão expediente na segunda-feira (28) e na terça-feira (1º de março), voltando a operar somente a partir das 12 horas da quarta-feira de Cinzas (2 de março), com encerramento das atividades no horário regular.

Em cidades em que as agências normalmente fecham antes das 15 horas, o início do atendimento ao público neste dia será antecipado, para garantir no mínimo três horas de atendimento.

Segundo o Sindicato do Comércio de Mogi das Cruzes e Região, os comerciantes da cidade podem optar por abrir as portas ou não neste Carnaval (leia mais). 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por