Entrar
Perfil
INESQUECÍVEL

Padre mogiano presenteia o papa com cachaça e brinca: “remédio para os joelhos”

Com simpatia e humor, papa ri durante encontro com o padre Vinícius Teodoro Vilela, de Mogi

Mariana Acioli
12/01/2023 às 13:10.
Atualizado em 12/01/2023 às 20:50

"O Sr. Oliveira que estava ao meu lado fez uma brincadeira e o papa deu mais risada ainda. Disse: o senhor pensa que cachaça é água?! Cachaça não é água não", contou o padre durante a entrevista a O Diário. (Imagem: Arquivo Pessoal)

“Santo padre, tenho um presente para o senhor: remédio para os joelhos”, esse foi o jeito bem-humorado que o padre mogiano, Vinícius Teodoro Vilela, presenteou o papa Francisco na manhã desta quarta-feira (11) com uma garrafa de cachaça – comprada no Mercadão de Mogi das Cruzes, inclusive. A brincadeira carinhosa durante encontro no Vaticano, descreve o padre, foi inspirada ao modo com que o líder religioso da Itália se referiu aos brasileiros, anos atrás, dizendo, em tom descontraído, mas evangelizador, que o problema do nosso país era “muita cachaça e pouca oração”.

Mogiano que estudou na escola "Ilson Gomes" e se formou em 2021 na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, mantida pela Diocese de Mogi das Cruzes, o padre que está visitando o Vaticano compartilhou um pouco sobre o encontro especial registrado nas redes sociais.

“A visita foi rápida a convite de um amigo seminarista de Registro, Rubens da Cruz, e do senhor Sidney Oliveira, que é o dono da Ultrafarma (empresário e morador de Santa Isabel). Nós viemos a Roma para rezar e já estava combinado esse encontro com o papa Francisco que nós chamamos de “baccio a mano” porque é possível dar o beijo na mão do papa, um momento pessoal com o santo padre”, contou Vilela.

O padre detalhou o carinho com que foi recebido: “foi uma brincadeira muito carinhosa que a gente quis fazer com o santo padre, porque em muitas ocasiões, desde que o papa foi eleito, sendo argentino e conhecendo bem os brasileiros, ele sempre brinca com essa questão dos brasileiros e a cachaça. Então nós quisemos brincar com ele, mas de uma forma muito carinhosa”.

No momento da entrega do presente, o padre anunciou o item como um “remédio para os joelhos”, claro, com graça.

“Quando ele perguntou o que era, eu falei que era uma cachaça brasileira. Todos nós demos risada. O Sr. Oliveira que estava ao meu lado fez uma brincadeira e o papa deu mais risada ainda. Disse: 'o senhor pensa que cachaça é água?! Cachaça não é água não' (trecho de uma marchinha carnavalesca). O papa, então retrucou: 'não sou eu que penso, são vocês que pensam!'. Foi daí que deu essa foto bonita”, lembra, sorridente ao contar o episódio.

O papa Francisco estava sentado, como tem sido visto com frequências por causa de problemas nos joelhos.

Padre mogiano Vinicius Teodoro Vilela durante encontro com o Papa Francisco, ocasião em que o presenteou com uma cachaça (Imagem: Arquivo Pessoal)

Na manhã de ontem, o encontro foi durante uma audiência geral com o papa. Nesse momento, detalhou o mogiano, o líder da igreja católica dá uma catequese de aproximadamente 15 minutos, antes de seguir para outros encontros.

“Foi um momento de muita proximidade com o papa Francisco, ele é uma pessoa muito humana, muito próxima e se faz muito próximo da gente. Senti que foi um momento de encontro entre filhos com seu pai, esse foi o sentimento que nós tivemos. Fora a alegria de estar com o santo padre, que é a figura máxima da igreja”, descreveu o padre a O Diário.

Segundo Vilela, a viagem termina neste domingo (15), dia em que retornará para Santa Isabel, cidade onde mora e trabalha atualmente. “Devo voltar para continuar o trabalho com meu povo de lá”.

Visita ao Papa

O religioso contou como são os encontros entre os fiéis e o papa. “Todo fiel católico pode estar muito próximo ao santo padre, basta que faça a solicitação através do site da Casa Pontifícia para que ocorra esse encontro pessoal. Depois, há todos os trâmites próprios da Santa Sé, aí cabe a Casa Pontifícia dizer se eles concedem esse encontro ou não. Mas todos os fiéis, em geral, as pessoas que gostariam de estar próximas do papa Francisco, encontram esse caminho através do site da Casa Pontifícia”, explicou.

O endereço do site para a solicitação é o: https://www.vatican.va/various/prefettura/index_po.html.  

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por