Entrar
Perfil
FILA POR LEITOS

Pacientes de Mogi enfrentam filas de espera por vagas hospitalares

Semana passada foi registrado momento de pico com 15 macas ‘presas’ em Upas, por causa da superlotação dos serviços e falta de leitos para internação.

Silvia Chimello
19/07/2023 às 10:55.
Atualizado em 19/07/2023 às 13:11

Mogi defende a regionalização do sistema Cross para reduzir as filhas a espera de leitos hospitalares (Divulgação/Hospital Municipal)

O prefeito Caio Cunha (PODE) e técnicos da Saúde de Mogi das Cruzes devem participar de uma reunião ainda nesta semana, com o secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, para discutir a regionalização da Central Reguladora de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

A regionalização poderia ampliar a oferta de vagas, evitar as superlotações nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da cidade e agilizar o atendimento. São muitos os casos de pacientes com problemas cardíacos, por exemplo, que precisam aguardar muito tempo para conseguir internação.

Na última sexta-feira (14), o secretário municipal de Saúde, Willian Harada, confirmou que 15 macas estavam ocupadas nas Upas com pacientes aguardando vagas em hospitais por meio do Cross.

“Na semana passada tivemos um momento de pico ao permanecer com 15 macas ‘presas’ devido à superlotação dos serviços de alta e média complexidade, situação ocasionada pela falta de leitos para internação.  Contudo, é importante salientar que nenhum paciente ficou desassistido”, esclarece, em nota, a Prefeitura de Mogi.

Sobre o problema de falta de leitos hospitalares na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, alega que esse “tem sido um problema crônico, antigo, não apenas de Mogi das Cruzes, mas da região também”. Acrescenta ainda que o município vem tratando e dialogando com o Governo do Estado de São Paulo para equalizar a questão.

De acordo com a pasta de Saúde, esse será um dos principais assuntos a serem tratados durante a reunião na Secretaria de Estado, “para garantir que os mogianos e pacientes de todo Alto Tietê tenham melhor qualidade de atendimento, amenizando assim a espera por um leito e internação”.

Ainda sobre isso, a Secretaria de Saúde destaca que “o Governo do Estado de São Paulo, tem sido solícito no sentido de buscar alternativa para este assunto juntamente com o Município, solução que, inclusive, deve contemplar toda a região, com a regionalização do sistema Cross, assim como com a abertura de novas vagas em Suzano".

A Prefeitura informa ainda que o município não dispõe de dados sobre o déficit de vagas na região e volta a observar que vem conversando com o Estado sobre as necessidades da região em busca de uma saída para o problema relação a superlotação.

O que diz o Estado

A respeito da regionalização da Cross, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, desde o primeiro dia da nova gestão, está trabalhando com a perspectiva de implantação de filas únicas, regionais e publicizadas.  Acrescenta ainda que “alguns municípios possuem regulação própria e a expectativa é que o projeto de Regionalização da Saúde do Governo de SP, lançado em abril, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), possibilite a ampliação da atuação das unidades de saúde em rede, permitindo um encaminhamento mais eficiente dos pacientes”.

Sobre a falta de leitos hospitalares para os pacientes que na semana passada ficaram em macas nas Upas, o Estado esclarece que não tem dados sobre a fila e reforça que esse trabalho é feito em parceria com o município.

 A Cross, como reforça a pasta estadual, é um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência. “Seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo, seja ele municipal, estadual ou filantrópico, e apto a cuidar do caso. A Central possui um sistema online que funciona 24 horas por dia e busca vaga disponível em serviços de saúde do SUS, preferencialmente na região de origem do paciente, com disponibilidade e capacidade para atender cada caso, priorizando os mais graves e urgentes”, esclarece.

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2023É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por