Familiares de Antonio Conceição do Nascimento, que está internado desde 31 de agosto, relatam que o procedimento já foi adiado duas vezes por falta de vaga na UTI e de anestesista
Na foto ao lado do neto Gabriel, Antonio aguarda cirurgia no Hospital Regional (Arquivo Pessoal)
Desde o último dia 31 de agosto, o aposentado Antonio Conceição do Nascimento está internado no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, à espera da cirurgia de retirada de 40% do intestino devido às complicações causadas pela doença de chagas (megacolon chagasico).
O procedimento, primeiramente agendado para o último dia 16 de setembro, foi adiado para 23 deste mês, quando novamente precisou ser desmarcado pela unidade de saúde.
Segundo o professor universitário Wilson Farias Nascimento, 50 anos, filho do paciente, que mora em Suzano, a justificativa do hospital para não realizar a cirurgia até o momento foi, inicialmente, por ausência de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, depois, devido à falta de médico anestesista.
"Hoje (ontem) me garantiram que, na sexta-feira agora, a cirurgia será realizada, porque o anestesista foi contratado. Mas não é só meu pai que enfrenta este problema. No hospital, vários pacientes estão há dias internados na mesma situação. O senhor que divide o quarto com ele está lá ainda há mais tempo, desde o dia 20 de agosto, também esperando por cirurgia", conta Nascimento.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota encaminhada por sua assessoria de imprensa, que para realização do procedimento cirúrgico do paciente é necessário seguir protocolo de segurança com vaga garantida em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por se tratar de um procedimento de grande porte.
"Nas últimas duas sextas-feiras (dias 16 e 23), a unidade recebeu cirurgias de emergência, com risco iminente de vida, necessitando desta forma utilizar a vaga destinada ao paciente. Um novo procedimento foi agendado para esta semana e, neste período, o paciente é atendido e acompanhado por equipe médica multidisciplinar, tendo todos os cuidados necessários realizados", trouxe a nota enviada no início da noite desta segunda-feira (26) a O Diário.
Em Mogi das Cruzes, o aposentado Edson Bonifácio da Cunha, de 74 anos, segue internado na Santa Casa sem previsão para realizar a cirurgia de prótese no fêmur. Ele está no hospital há três meses esperando pelo procedimento. O provedor José Petreca disse que há fila de próteses e que os pacientes são atendidos dentro das possibilidades.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isso. Para mais informações leia a nossa termos de uso e política de privacidade .