A Prefeitura de Suzano anunciou um novo cronograma para a Operação Cata-Treco, projeto que coleta materiais em desuso pela cidade. A partir desta quarta-feira (17), uma equipe realizará os trabalhos na região do Jardim Dona Benta enquanto outra passará pela Cidade Edson. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até a próxima terça-feira (23)..

O primeiro caminhão recolherá os inservíveis no Jardim Revista, Jardim Dona Benta e Jardim Europa, respectivamente. O segundo atuará na Cidade Edson, Jardim Realce e depois seguirá para o Jardim Vitória. Os moradores que desejarem descartar algum objeto, como móveis ou eletrodomésticos, deverão deixar os itens na calçada em frente a sua residência, para que a equipe passe recolhendo.

Recomenda-se que os itens sejam separados logo nos primeiros dias da programação oficial pois, dependendo da demanda de cada bairro, o período de coleta pode sofrer alterações. A Operação Cata-Treco não aceita restos de construção civil (entulho), mato, pneu, óleo ou roupas.

No último itinerário, realizado entre 2 e 15 de fevereiro, o projeto contemplou os bairros Cidade Miguel Badra, Vila Amorim, Vila Nova Amorim, Vila Urupês, Jardim Colorado, Vila Mazza e Vila Figueira, recolhendo mais de 12 toneladas de resíduos.

De acordo com o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o atendimento e coleta em todo o município são essenciais para combater o descarte irregular e que a  Operação Cata-Treco está trazendo resultados significativos para a cidade e quem ganha é a população. Segundo ele, há muito trabalho em conjunto para oferecer todo o apoio necessário para que os materiais inservíveis sejam descartados de forma consciente e não tragam prejuízos para o meio ambiente.

Quem presenciar descarte irregular na cidade, pode denunciar de maneira segura e anônima ao Departamento de Fiscalização de Posturas, pelo telefone (11) 4745-2046, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou com a Guarda Civil Municipal (GCM), nos números 153 ou (11) 4745-2150, diariamente.