Entrar
Perfil
SAÚDE

Multivacinação deve acelerar a vacina em crianças de 3 e 4 anos em Mogi

Com público de 13 mil crianças com 3 e 4 anos, Prefeitura de Mogi espera imunizar esse grupo neste mês; atendimento ao público acima dos 30 anos será lento

Eliane José
04/08/2022 às 07:10.
Atualizado em 04/08/2022 às 07:41

Por dia, entre mil e 1,2 mil vacinas são aplicadas em Mogi das Cruzes, na rede de postos de saúde (Arquivo/O Diário)

Com o rápido fim das vagas para o agendamento de crianças 3 a 4 anos, e do público acima dos 30 anos à procura da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde aposta na Campanha de Multivacinação, que começa na próxima segunda-feira (8) para acelerar o atendimento ao público infantil. A cidade tem um público estimado, de 13 mil crianças nessa faixa etária. Atualmente, por dia, o sistema tem realizado uma média entre mil e 1,2 mil imunizações contra a doença provocada pelo coronavírus.

Dados revelados pela pasta, a pedido de O Diário, mostram que a partir das 9 horas desta quinta-feira (4), serão liberadas 3,6 mil novas vagas, sendo 2,4 mil para dose adicional 30+ (ou quarta dose) e as demais para reposição em outros grupos como trabalhadores da Saúde, terceira dose para adultos, terceira dose para adolescentes e crianças maiores de 5 anos. O agendamento é feito pela plataforma Clique Vacina ou pelo 160 do SIS.

Na quarta-feira (3), as doses liberadas rapidamente se esgotaram.  Foram oferecidas 1.060 vagas para crianças de 4 e 5 anos e também 80 doses de Pfizer Pediátrica (crianças de 5 a 11 anos).

Uma aposta para reduzir a espera será a Campanha de Multivacinação, quando os profissionais de Saúde devem intensificar o atendimento aos mais jovens com a presença das crianças nas unidades de saúde e a apresentação da carteirinha da vacinação. 

Lentidão

O novo grupo atendido com a dose de reforço vacinal em Mogi das Cruzes, para os nascidos a partir de 1992, possui, segundo dados estimados pela Fundação Seade, 70.486 pessoas, Esse público, com idade entre 30 a 39 anos, começa a ter o acesso à quarta dose. Com uma média de mil vacinas aplicadas por dia, o atendimento a esse grupo deverá ser lento, como ocorreu com as fatias etárias, acima dos 40 e dos 50 anos.

Para essa parcela, a vacina chegará por meio do agendamento, feito de acordo com a disponibilidade de doses e da capacidade estrutural da rede de postos para atender a demanda. Por dia, Mogi das Cruzes tem aplicado cerca de mil doses do imunizante contra a Covid.

O agendamento da vacinação pelo www.cliquevacina.com.br, segundo informa a Prefeitura, tem sido fundamental para a organização dos atendimentos, planejamento estratégico e prevenção ao desperdício. 
 

Conteúdo de marcaVantagens de ser um assinanteVeicule sua marca conosco
O Diário de Mogi© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por