Diário Logo

Notizia Logo

Moradores de Mogi reclamam da grande quantidade de buracos na cidade

As ruas em Mogi das Cruzes estão cheias de buracos, motivo de reclamações por parte da população, que cobra diariamente providências por parte da Prefeitura. Apesar de os motoristas apontarem problemas em corredores movimentados da área central, a incidência é maior em ruas de bairros mais afastados. Esta é uma das principais críticas feitas à […]

19 de abril de 2022

Reportagem de: O Diário

As ruas em Mogi das Cruzes estão cheias de buracos, motivo de reclamações por parte da população, que cobra diariamente providências por parte da Prefeitura. Apesar de os motoristas apontarem problemas em corredores movimentados da área central, a incidência é maior em ruas de bairros mais afastados. Esta é uma das principais críticas feitas à gestão municipal, como pode ser observado nas redes sociais do prefeito Caio Cunha (PODE).

O motorista de táxi Luciano Marim, que atua em Mogi há 35 anos, disse que nunca viu a cidade tão esburacada como agora. Ele disse que alguns são “verdadeiras crateras”, como na avenida Miguel Gemma, perto dos conjuntos habitacionais Seky e Toyama, no Cocuera, por onde ele passa diariamente. Ele conta que já viu muitos carros quebrados por conta disso.

“Meu carro é novo e já tive que trocar o amortecedor por causa dos buracos. A cidade já teve problemas como esse antes, mas em administrações anteriores a gente reclamava e logo depois o serviço era realizado. Agora demora muito tempo para tomar providência”, observa.

Marim cita o caso de uma cratera na rua José Jorge, próximo ao Largo da Feira, em Braz Cubas, fechado recentemente, após dois meses de insistentes reclamações por parte dos moradores. “Fiz várias reclamações na Prefeitura sobre o buraco e o local precisou ser sinalizado pelos moradores para evitar acidentes”, comenta.

A cabelereira Cida Lima, moradora do Jardim Universo, em Braz Cubas, disse que também enfrenta o problema nas ruas que dão acesso a sua casa, próxima à avenida Japão. “A gente desvia de um e cai em outro. É um perigo, porque além de quebrar o carro, tem risco de acidente”, diz ela. Os vizinhos também reclamam.

O advogado Gustavo Ferreira alega que os buracos na cidade aumentam a cada dia e “não estão sendo tapados com material adequado”, por isso acabam abrindo logo após os reparos feitos pela Prefeitura.  Conta que na semana passada o carro dele caiu em um deles quando transitava em César de Souza, perto de um supermercado, e acabou machucando o joelho.

“Isso deve gerar várias ações indenizatórias contra o no município, já que a lei prevê a reparação de danos desde que provados, e o que não faltam são testemunhas na cidade”, alerta.

 

Operação Tapa Buracos

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana esclarece que o aumento no número de buracos abertos acontece em decorrência da chuva e já é algo esperado para o período de verão. A Pasta ressalta que agora, com o início da estiagem, as equipes estão mobilizadas para atender com a maior eficiência e agilidade possíveis as demandas.

A Administração Municipal informa que as equipes da Prefeitura vêm realizando diariamente a Operação Tapa-Buraco, conforme um planejamento, em que a cidade foi dividida em quatro setores. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, somente neste ano, até o início deste mês, já foram atendidas mais de 350 vias e tapados mais de 3.900 buracos, que correspondem a uma área total atendida de 2.100 metros quadrados, sem contabilizar os serviços de Jundiapeba, concluídos no final de semana.

A gestão contabiliza um investimento em manutenção viária nesses três primeiros meses de 2022 de aproximadamente R$ 600 mil.

Atualmente, segundo a Prefeitura, três equipes estão trabalhando para atender diariamente a esses quatro setores, sendo duas equipes próprias e uma da empresa terceirizada Potenza. A Pasta de Infraestrutura enfatiza que está trabalhando para ampliar ainda neste ano o número de equipes, para dar mais agilidade e eficiência ao serviço.

O Município ressalta ainda que programa de recapeamento será retomado em breve, começando pelas avenidas Fernando Costa e Francisco Ferreira Lopes. Juntas, elas formam um dos principais corredores viários da cidade.

 

Cidade Bonita

O mutirão Cidade Bonita em Jundiapeba, como informa a Prefeitura, concluiu mais uma etapa dos serviços no distrito, onde foram tapados 189 buracos, em 16 ruas, abrangendo uma área total de 1.385,5 metros quadrados. O total de buracos fechado somando todos os mutirões Cidade Bonita já realizados até o momento é de 1.535.

O programa já atendeu os bairros Parque Olímpico, Jardim das Bandeiras, Jardim das Colinas, Vila Nova Aparecida, Jardim São Pedro, Conjunto Jefferson, Mogi Moderno, Botujuru, Jardim Universo e Jundiapeba.

O mutirão no Conjunto Bovolenta, Jardim Ivete, Mogi Moderno, Jardim Camila e Caputera também está em andamento e deve ser finalizado nesta sexta-feira (22), esclarece a gestão, ao observar que assim que findados os trabalhos, será possível calcular o quantitativo do que foi executado. Os próximos bairros atendidos serão Jardim Camila, Caputera e Vila Natal.

O canal oficial para o registro de reclamações é a Ouvidoria, pelo 156. Mas os cidadãos também podem acionar a Secretaria de Infraestrutura Urbana, pelos telefones (11) 4798-5701 ou Whatsapp (11) 97295-0831.

Veja Também